As pessoas que fizerem check-up de saúde especial para ajudar a prevenir a síndrome metabólica serão presenteadas com três mil ienes ($28) a partir do ano fiscal de 2019, decidiu o governo da província de Osaka.
Esse é um incentivo para as pessoas se manterem saudáveis, o que então ajudará a reduzir os custos médicos e diminuirá o peso sobre o programa de seguro nacional de saúde.
Ao realizarem o check-up médico especial uma vez ao ano para prevenir a síndrome metabólica, as pessoas recebem pontos que são posteriormente substituídos por dinheiro eletrônico equivalente a três mil ienes, de acordo com a província.
O governo de Osaka pretende iniciar o sistema de cash-back em outubro de 2019, o primeiro do tipo entre as províncias no Japão.
Além disso, a província vem considerando a criação de um outro sistema que usa um aplicativo exclusivo.
Através dele, pontos são concedidos àqueles que fizerem caminhadas de cinco mil passos por dia. Se a pessoa acumular pontos suficientes, ela pode receber dinheiro eletrônico equivalente a três mil ienes através de um sorteio.
A província solicitará 370 milhões de ienes para o desenvolvimento do sistema no orçamento do ano fiscal de 2018.
Dentre as pessoas cobertas pelo seguro nacional de saúde em Osaka, somente 29,9% realizaram check-up médico para síndrome metabólica no ano fiscal de 2015, que ficou na 42ª posição entre as 47 províncias da nação.
Síndrome metabólica
A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares.
Essas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.
A síndrome metabólica tem como base a resistência à insulina, que é um processo que acontece devido ao ganho de peso, mas também pode começar com o diabetes tipo 2.
Os fatores de risco principais são aqueles que levam ao ganho de peso, como alimentação com excesso de carboidratos simples e gorduras saturadas, além do sedentarismo.
Fonte: Asahi, Minha Vida Imagem: Bank Image