O primeiro restaurante submerso da Europa será inaugurado no início de 2019 em Lindesnes, no sul da Noruega.
A planejada estrutura de concreto inclui uma janela panorâmica de 11 metros de largura e é projetada para se tornar parte do ambiente marinho, com um cardápio que terá foco em frutos do mar.
O restaurante chamado “Under” é projetado pela empresa de arquitetura norueguesa Snøhetta, famosa pelo seu trabalho no Ballet & Ópera da Noruega e na Biblioteca de Alexandrina no Egito.
O restaurante ficará no leito marinho cinco metros abaixo da superfície, com paredes grossas projetadas para suportar as mais variadas condições marítimas. Esse será o primeiro projeto submarino da Snøhetta.
Os visitantes poderão desfrutar de três andares e uma capacidade para até 100 pessoas. Abaixo da entrada da chapelaria haverá um bar champagne, para marcar a transição da costa com o oceano.
Indo mais abaixo haverá uma sala de refeições, com duas longas mesas e várias outras pequenas posicionadas em frente à ampla janela de acrílico, que terá quase quatro metros de altura.
Grasdal, arquiteto líder do projeto, comparou a construção a um periscópio e disse que é importante que as pessoas se sintam seguras e não sejam claustrofóbicas. Para chegar a isso, a equipe de design levou em consideração uma infinidade de elementos, como materiais naturais – como carvalho – e boa iluminação.
Fonte: CNN