[resumo]
Boa noite! Otsukaresama desu! Confira os assuntos do dia no Portal Mie!
[resumo]
Em fevereiro os preços das hortaliças continuam elevados segundo o governo. Por conta disso, até furto de uma horta inteira causou prejuízo.
Apesar de ser necessário consumir hortaliças pensando na saúde, na hora das compras afeta o bolso.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão anunciou que os preços da acelga e cenoura vão continuar nesse patamar, o dobro das épocas normais.
A explicação é que no outono o país teve muitos dias de chuva e baixa temperatura. Isso obrigou os produtores a antecipar a colheita e impactou em menor volume de produção. A partir de fevereiro a produção dessas hortaliças será menor do que o normal.
Por outro lado, os preços do espinafre japonês e do repolho deverão se estabilizar em meados deste mês. Na segunda quinzena a previsão é de que os preços voltem à média normal.
Na semana passada a acelga e o nabo foram expedidos com mais que o dobro do preço praticado.
Na tarde de quarta-feira (31), por volta das 14h, o proprietário de uma horta levou um susto ao ver que sua produção de acelga desapareceu. O caso foi parar na polícia de Miyaki (Saga).
O proprietário teve cerca de 90% da sua produção quase pronta para a colheita furtada. Foram cerca de 500 acelgas. O seu prejuízo foi avaliado em 150 mil ienes.
A polícia investiga o caso e pensa que os preços elevados da acelga tenha sido um dos motivos do furto.
Fontes: ANN e JNN Fotos: JNN e internet