Malas abandonadas estão sendo incluídas diariamente a uma crescente pilha no Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka), com muitas delas ainda com etiquetas fixadas.
No entanto, esse não é o caso de um manuseio ruim de bagagem, mas um aumento no número de turistas estrangeiros que aparentemente estão comprando malas novas e abandonando as velhas.
No início de fevereiro, mais de 50 malas foram empilhadas em uma sala, causando dor de cabeça para funcionários do aeroporto.
“Cerca de duas malas são trazidas a essa pilha de lixo diariamente”, disse um funcionário do aeroporto. “Noventa por cento estão vazias”.
Mesmo se funcionários de segurança alertarem aqueles que aparentemente estão tentando abandonar suas malas a não fazerem isso, eles vão simplesmente deixá-las em qualquer outro lugar.
As malas abandonadas são abertas para verificar se há algum pertence ou material perigoso. Se forem identificadas claramente como lixo, elas são enviadas ao amontoado.
Embora a eliminação dessas malas seja onerosa, não há solução para o problema até o momento.
Enquanto isso, se a bagagem for propriedade perdida, o aeroporto vai mantê-la temporariamente por cerca de uma semana e então passá-la ao posto policial do Aeroporto de Kansai da Polícia da Província de Osaka.
Um total de 258 malas abandonadas foi tratado pela polícia em 2017 como itens perdidos, 2,2 vezes mais em comparação a 2013.
“Dificilmente recebemos pedidos de informação sobre malas deixadas para trás no aeroporto”, disse um oficial da polícia.
Após ficarem armazenadas por três a cinco meses, essas malas se tornam propriedade da província de Osaka, como especificado na lei, e então são vendidas com outros itens perdidos.
Fonte e imagens: Asahi