Um vídeo de um elefante selvagem na Índia baforando nuvens de fumaça deixou especialistas intrigados em todo o mundo.
Vinay Kumar, um cientista que pertence à WCS – Wildlife Conservation Society (Índia) filmou um vídeo de 48 segundos durante uma viagem de trabalho à floresta de Nagarhole no estado de Karnkata em abril de 2016.
Ele disse à BBC que não havia revelado o vídeo até agora porque não “percebeu o bastante a sua importância”.
Cientistas dizem que ainda não está claro por que o elefante estava baforando nuvens de fumaça.
“Esse é a primeira vídeo documentação conhecida de um elefante selvagem apresentando tal comportamento, e isso deixou os cientistas intrigados”, disse uma declaração emitida pela WCS.
Consumo de carvão
Kumar disse que ele e sua equipe estavam visitando a floresta no início da manhã para monitorar armadilhas fotográficas instaladas para capturar imagens de tigres. Ele avistou um elefante a cerca de 50 metros de distância e começou a filmá-lo com sua câmera compacta.
O elefante “parece consumir carvão” que restou de um incêndio controlado na área e “soprou as cinzas”, de acordo com a declaração.
“O que vimos naquele dia quase pareceu como se o elefante estivesse fumando”, disse Kumar.
O biólogo Varun R. Goswami, que estuda sobre elefantes e analisou o vídeo, acredita que “muito provavelmente, o animal estava tentando ingerir carvão vegetal, visto que ele parecia estar colhendo algo do chão queimado da floresta, soprando a cinza que veio junto com ele em sua tromba, e consumindo o resto”.
“O carvão tem propriedades que degradam toxinas e, embora possa não ter muito conteúdo nutricional, animais silvestres podem ser atraídos por esse valor medicinal”, disse Goswami.
“O carvão também serve como laxante, deste modo, duplicando sua utilidade para os animais que o consomem após incêndios florestais ou queda de raios“.
Veja o vídeo filmado postado no canal do YouTube do WCS India Program:
Fonte: BBC Vídeo: YouTube/WCS India Program