O Ministério de Defesa da Rússia disse que testou com êxito um dos mísseis “invencíveis” que o presidente Vladmir Putin disse no início deste mês ter a capacidade de transportar uma ogiva a velocidade hipersônica e penetrar defesas dos EUA.
“Uma tripulação do caça de alta performance MiG-31 das Forças Aeroespaciais russas conduziram um exercício de combate de lançamento do míssil hipersônico de alta precisão Kinzhal na área designada”, disse o ministério em uma declaração divulgada no sábado (10).
“O míssil hipersônico confirmou sua performance operacional técnica e dados de tempo do sistema de míssil Kinzhal”, disse a declaração.
O ministério da defesa russo liberou o que ele descreveu como imagens do lançamento do Kinzhal. O vídeo parece mostrar uma jet militar transportando um míssil. Algumas partes dele estavam desfocadas.
A arma, projetada para eliminar alvos em terra e no mar, alcançou seu alvo atribuído em um campo de treino, disse o ministério, e descreveu o lançamento como “normal”.
Pessoal militar russo foi treinado para realizar voos diurnos e noturnos com a arma em qualquer condição climática, disse o ministério.
O ministério disse que, devido às características de alto voo da aeronave MiG-31 e avançada tecnologia hipersônica de alta manobra, “o Kinzhal não têm análogos no mundo”, uma afirmação que os EUA minimizaram como uma “retórica de eleição” com a aproximação do voto presidencial da Rússia em 18 de março.
Durante um discurso anual ao parlamento russo, Vladmir Putin disse que a Rússia tinha desenvolvido um novo míssil nuclear de cruzeiro com alcance “ilimitado” que é capaz de evadir sistemas de defesa aéreos. Ele também disse que a Rússia desenvolveu um míssil “invencível” que pode transportar uma ogiva a velocidade hipersônica.
“A Rússia tem o maior potencial nuclear do mundo, mas ninguém nos ouviu”, disse Putin. “Ouçam-nos agora”.
Russian ASF MiG-31 aircraft crew conducted combat training launch of a hypersonic missile of #Kinzhal high-precision aviation missile system in the assigned area. Launch was conducted normally. The missile hit the target at a training ground. pic.twitter.com/u8jkUw27O9
— Минобороны России (@mod_russia) March 10, 2018
Fonte e imagem: CNN Vídeo: Twitter//@mod_russia