O governo já instalou sede de prevenção de desastres em Tóquio, na residência oficial do Primeiro-Ministro, na sexta-feira (28). Na manhã de sábado (29) as autoridades de cada província estão se preparando para evitar danos, pois há previsão de que o Trami seja pior do que o de número 21.
A companhia Kansai Electric Power informou no sábado que durante os apagões provocados pelo tufão n.º 21 destacou 8 mil funcionários para o trabalho de recuperação. Mas, pela expectativa do de n.º 24 ser muito pior, aumentou a equipe para 12 mil, de plantão. Também vem avisando a população local para verificar as placas dos estabelecimentos e reforçar a fixação das lonas plásticas azuis para que não voem nos postes e fiação, o que provoca blackout.
Previsões por região
O tufão n.º 24 está se movendo lentamente ao norte, de Okinawa para Kyushu, no sábado. A previsão é de aproximação do sul de Kyushu no domingo pela manhã. Nessa ocasião deverá elevar repentinamente a velocidade, se aproximando de Shikoku e Kansai a tarde, vigorosamente.
A frente de outono é a causa da chuva, antes mesmo da aproximação do tufão. E, combinada com a tempestade e chuva provocada pelo tufão Trami, os cuidados devem ser redobrados.
Em Kyushu e Shikoku a previsão é de chuva intensa durante toda a manhã de domingo (30).
Nas regiões Kinki e Tokai o pico deverá ser na noite de domingo, enquanto que em Kanto na virada do dia. Espera-se que o tufão deixe o arquipélago, depois de ter passado sobre Tohoku e Hokkaido, na tarde de segunda-feira (1.º).
O tufão deverá provocar rajadas de vento de até 65m/s ou 234km/h nos locais sob a aproximação dele.
Portanto, a recomendação é se prevenir com alimentos, água, lanterna e evitar sair de casa sem necessidade. A não ser que na área onde reside as autoridades locais deem ordem de evacuação. Para saber o que fazer na prevenção toque aqui para ler a matéria.
Previsões de chuva intensa
Veja o índice pluviométrico máximo previsto para cada região, até a tarde de segunda-feira.
- Tokai: 750mm
- Kinki: 650mm
- Kanto: 620mm
- Shikoku e norte de Kyushu: 550mm
- Sul de Kyushu: 500mm
- Chugoku: 420mm
- Amami: 400mm
- Hokuriku: 300mm
- Okinawa: 250mm
- Tohoku: 200mm
- Hokkaido: 150mm
Com tanta chuva aumentam os riscos de inundação, enchente e deslizamentos. Portanto, confira antecipadamente se mora em área de risco através do hazard map ou ハザードマップ em japonês.
Além disso, para quem reside nas costas, especial cuidado com a maré e as ondas altas.
Fontes: Sankei e JNN
Imagens: Tenki