O Peru anunciou que pediu ao embaixador norte-coreano para deixar o país dentro de 5 dias em resposta aos frequentes lançamentos de mísseis balísticos e teste nucleares de Pyongyang.
Na segunda-feira (11), o ministério de relações exteriores peruano declarou que o embaixador Kim Hak Chol é uma pessoa não bem-vinda.
Segundo a reportagem da NHK, o ministério disse que a decisão foi feita à luz da negligência do Norte com os pedidos constantes do mundo para o país cumprir suas responsabilidades internacionais e seguir leis globais.
O ministério criticou as políticas da Coreia do Norte, dizendo que ela representa uma ameaça grave e inaceitável para a paz e segurança global.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, frisou a importância de isolar a Coreia do Norte durante uma visita às Américas Central e do Sul no mês passado. Ele pediu ao México, Peru, Brasil e Chile para romper laços diplomáticos e de negócios com a Coreia do Norte.
Na quinta-feira da semana passada, o México anunciou que estava expulsando o embaixador da Coreia do Norte no país.
A Espanha anunciou uma decisão similar no dia 31 de agosto.
A pressão diplomática global sobre a Coreia do Norte poderá se intensificar após a recém decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas de adotar uma nova resolução de sanções.
Fonte e imagem: NHK