Três grupos de ataques de porta-aviões dos Estados Unidos vão realizar exercício conjunto no Pacífico Oeste nos próximos dias, em uma rara demonstração de força enquanto o presidente Donald Trump visita a Ásia com alertas sobre a ameaça nuclear da Coreia do Norte, disseram autoridades americanas.
Autoridades dos Estados Unidos haviam dito anteriormente que o exercício estava sob consideração e que o planejamento estava em curso. A decisão que seguirá adiante em breve com o exercício no Pacífico Oeste não foi publicada antes.
O exercício incluirá os porta-aviões USS Nimitz, Ronald Reagan, Theodore Roosevelt e seus navios de guerra complementares. Os três grupos de ataque de porta-aviões não realizam exercícios juntos na região desde 2007.
As quatro autoridades que discutiram o exercício com a agência de notícias Reuters falaram em condição de anonimato e não revelaram a data precisa ou localização do exercício. O Pentágono e a Frota do Pacífico da Marinha se recusaram a comentar sobre futuras operações.
A Reuters não tinha conhecimento sobre quaisquer planos para Trump visitar os porta-aviões.
Trump potencializou sua retórica contra a Coreia do Norte sobre seus programas nuclear e de míssil desde o início de sua viagem de 12 dias pela Ásia no sábado (4). Falando em Tóquio na segunda-feira (6), Trump renovou seu alerta de que a “era de paciência estratégica” com a Coreia do Norte estava no fim.
Tais exercícios de grande escala servem como um forte lembrete da habilidade americana em mobilizar rapidamente força militar, uma capacidade que administração de Trump está disposta a enfatizar enquanto Pyongyang segue com testes para construir mísseis nucleares capazes de atingir os Estados Unidos.
Fonte: Nikkei Imagem: Wikimedia