Na terça-feira (31) um novo vídeo foi publicado na internet. Diante de dois homens armados que escondem o rosto, um homem de barba pede socorro, falando em japonês. Ele se parece com Junpei Yasuda, 44, jornalista freelancer, que entrou na Síria em junho de 2015. Está desaparecido desde então.
O vídeo foi postado com o título “Apelo de um refém japonês na Síria”. No vídeo o homem parecido com Yasuda diz em japonês, “meu nome é Umar, sou sul-coreano. A data de hoje é 25 de julho. Estou em um ambiente muito ruim. Me salve logo, por favor”. O que intrigou as pessoas relacionadas ao jornalista é o fato dele se identificar como sul-coreano mas com fala japonesa.
Conforme mostra a imagem, está vestido de traje de cor laranja, uniforme da prisão da organização extremista Estado Islâmico.
Um outro jornalista freelancer, amigo de Yasuda, disse para o jornal Sankei que ainda não dá para avaliar se o vídeo é verdadeiro ou não, mas o refém se parece com ele.
Um membro do Ministério das Relações Exteriores declarou para o jornal Asahi “é visto como o próprio Yasuda”. No entanto, outras pessoas entrevistadas ainda não sabem sobre a autenticidade do vídeo de cerca de 20 segundos.
Outros vídeos mostrando Yasuda foram publicados na internet, por um homem sírio. Entre eles o de 6 de julho, quando diz que espera ver a família em breve. Para ler a matéria toque aqui.
Fontes: Sankei e Asahi
Foto: Asahi