As melancias quadradas como o dado começam a ser expedidas da cooperativa sediada na cidade de Zentsuji (Kagawa), a sua terra natal. Elas foram criadas há 45 anos nessa cidade e a cada ano recebem aumento de popularidade.
O setor de expedição das melancias quadradas deu início às atividades nesta quarta-feira (28) e rapidamente ganhou espaço na mídia japonesa.
As melancias quadriláteras têm faces de 18cm e, para obter esse formato, são desenvolvidas dentro de uma caixa plástica. Segundo os produtores, para ficarem bonitas e aproveitáveis para atender à demanda é muito difícil e têm perdas.
De acordo com a imprensa japonesa, os produtores aproveitam cerca de 80% delas.
Sabor e cor das melancias quadradas
A fama delas ultrapassou fronteiras. De acordo com a imprensa japonesa, há pedidos de outros países como Rússia e Canadá.
No entanto, se pensa que é possível parti-la e encontrar uma carne vermelha e suculenta, engana-se. Essas melancias são colhidas ainda verdes. Portanto, não servem para serem saboreadas, apenas apreciadas.
Elas são requisitadas pelas lojas de departamento, quitandas e outros estabelecimentos comerciais. O preço de venda do produtor é de cerca de 10 mil ienes. As lojas adquirem a fruta, mesmo não sendo comestível, apenas como elemento decorativo de verão.
Os 6 produtores da cooperativa local deverão despachar 400 unidades delas até o final do mês de julho.
Para saber como é plantada e colhida, e também como é a melancia partida, assista ao vídeo.
Fontes: Chunichi e Huffington Post Fotos: Chunichi Shimbun/internet