Quando se fala em carne de frango a preferência do povo japonês era da coxa. No entanto, com a preocupação da população em relação à ingestão de gordura e carboidratos, o peito de frango caiu como uma luva. Magro e rico em proteínas e aminoácidos importantes, ele se tornou o queridinho da população.
O Instituto de Pesquisa Gurunavi, considerado referência quando se trata de alimentos, realiza pesquisa anual sobre a preferência dos pratos e bebidas. Pesquisa realizada entre os seus mais de 15 milhões de associados, mais um corpo de jurados, elegeram a salada de peito de frango como prato do ano.
Foi o alimento que caiu no agrado da população japonesa este ano, por causa dos inúmeros benefícios, custo e performance. Idosos, pessoas preocupadas com a manutenção da saúde e beleza, dizem que é o alimento perfeito para todos os dias.
Os aminoácidos contidos no peito de frango ajudam no combate à fadiga, além dos benefícios para a anti-idade, por causa dos antioxidantes. A recomendação é comer 100 gramas por dia. Como a carne do peito de frango não contém fibras, a recomendação é servi-lo junto com vegetais.
2017: chás japoneses nas sobremesas
Foram eleitas também como sobremesas do ano, as preparadas com base nos chás japoneses – matcha (抹茶) e hojicha (ほうじ茶). O primeiro, na primavera e o segundo no outono.
As confeitarias criaram infinitas sobremesas como parfait, laitte, com sorvetes, bolos e outras delícias doces.
Fontes: Gurunavi e Sankei Fotos: Gurunavi