O Japão promoverá esforços públicos e privados para disseminar os serviços de pagamento sem uso de dinheiro em espécie com a finalidade de ajudar o comércio, principalmente empresas locais, reduzir custos e lidar com escassez de mão de obra, além de melhorar a conveniência para os visitantes do exterior.
Na “Visão Sem Dinheiro em Espécie” compilada em abril, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria estabeleceu uma meta de aumentar a proporção desse tipo de pagamento, incluindo dinheiro eletrônico e cartões de crédito, nos gastos de famílias em geral, para 40% em 2025 a partir dos 18.4% em 2015.
O ministério mudou a meta anual de 2027, que havia sido pensada pelo Conselho de Investimentos para o Futuro, que faz parte do governo.
Neste verão, o ministério planeja estabelecer um grupo de ação com bancos, empresas de cartões de crédito e comércio para elaborar medidas específicas.
O Japão está ficando para atrás em relação a outros países na promoção de pagamentos sem uso de dinheiro em espécie.
O índice desse tipo de serviço de pagamento no Japão em 2015 ficou bem abaixo do nível de 89.1% na Coreia do Sul, 60% na China e 45% nos EUA no mesmo ano.
Fonte: Jiji Imagem: Banco de imagens