Cerca de cinco mil pessoas que ficaram bloqueadas no Aeroporto de Kansai devido à passagem do tufão Jebi estão sendo transportadas para fora dele nesta quarta-feira (5) através de barco.
Na terça-feira (4), o tufão Jebi causou o fechamento do complexo aeroportuário devido à forte ventania e ondas altas que também deslocaram um navio, o qual atingiu a ponte que liga o aeroporto ao arquipélago principal. O tufão deixou pelo menos nove mortos e mais de 300 feridos.
Um barco de alta velocidade que faz a ligação de Kansai a um aeroporto em Kobe nas proximidades com serviços regulares começou a transportar passageiros na manhã desta quarta-feira em operações especiais. A embarcação pode transportar até 100 pessoas por vez.
O operador do Aeroporto de Kansai disse que os que ficaram bloqueados no aeroporto também poderão ser transportados até o arquipélago principal através de ônibus, o qual usará faixas da rodovia que não foram afetadas pela colisão do navio com a ponte.
Por causa do tufão na terça-feira, a pista de pouso e decolagem do aeroporto e o andar subterrâneo de um prédio do terminal foram invadidos pelas águas. Todas as pistas de pouso e decolagem foram fechadas.
O Jebi foi o primeiro tufão da temporada classificado pela agência de meteorologia como “muito forte” a tocar o solo em áreas no arquipélago principal do Japão desde 1993, quando um forte deixou 48 mortos ou desaparecidos.
Trabalhadores começaram a inspecionar pistas de taxiamento e de pouso e decolagem na noite de terça-feira. Contudo, o operador do complexo disse que o aeroporto continuaria fechado nesta quarta-feira.
Fonte: Mainichi Imagens: NHK