O Yama-dera é um templo cênico que fica nas montanhas na província de Yamagata.
Os recintos do templo se estendem até o alto de uma montanha, de onde há vistas espetaculares lá de baixo do vale. O templo foi fundado há milhares de anos em 860 como um templo da escola Tendai sob o nome oficial Risshaku-ji. Seu nome popular, Yama-dera, significa literalmente “templo na montanha” em japonês.
A base da montanha fica a uma caminhada de 5 minutos da estação de trem Yama-dera e há dezenas de lojas e restaurantes que atendem os vários visitantes do templo. Há também um pequeno centro de visitantes do outro lado da ponte ao longo do caminho da estação até o templo.
Durante o início do período Heian (794-1185), o imperador Seiwa enviou um dos mais importantes sacerdotes Budistas do país à região mais fronteiriça do país na região Tohoku.
Esse sacerdote, Jikaku Daishi, fundou Yama-dera no que é hoje a província de Yamagata, que na época fazia parte da província de Dewa bem no extremo norte das fronteiras nacionais.
Yama-dera também é conhecido por uma visita do famoso poeta Basho, que compôs um de seus mais duradouros haiku no local. Durante a jornada de Basho no norte do Japão no fim dos anos 1600 ele parou em Yama-dera e compôs um curto poema sobre a tranquilidade da área. Hoje em dia, uma estátua de Basho e uma inscrição na rocha de seu famoso poema podem ser encontrados na área inferior dos recintos do templo.
Em volta da base da montanha há vários outros templos, incluindo o Konpouchu-do, o principal saguão de Yama-dera. A construção de madeira de faia é a mais atinga do templo e guarda estátuas Budistas e uma chama que dizem estar queimando desde a fundação de Yama-dera.
A chama foi trazida de um templo, o Enryaku-ji em Quioto, o templo líder da escola Tendai, a qual pertence Yama-dera. Além disso, em volta da base da montanha fica uma pequena casa do tesouro.
Para chegar à área superior dos recintos do templo, os visitantes precisam caminhar em uma trilha que leva até o lado montanhoso. A subida leva cerca de 30 minutos e começa no San-mon, um portal localizado a alguns minutos do saguão principal, onde uma pequena taxa de entrada é cobrada.
A trilha de pedra até o alto da montanha tem cerca de 1.000 degraus, o que pode tornar a aproximação um pouco difícil para alguns visitantes.
Há lanternas de pedra e pequenas estátuas na floresta ao redor ao longo do caminho. Perto do topo a rota passa pela grande rocha Mida, que tem o formato de Amida Buda. Logo depois, os visitantes chegam ao Nio-mon, portal erguido no século 19 e uma das construções mais novas do templo, de onde a área superior do templo começa.
Após passar pelo Nio-mon, há diversos templos em vários pontos ao longo do lado montanhoso. A área é aberta e oferece belas vistas do vale, em contraste com a falta de paisagens ao longo da subida através da floresta.
Uma das construções mais famosas de Yama-dera, a Kaisan-do e a menor, a adjacente Kokyo-do, ficam no alto e no lado esquerdo do portal. O Kaisan-do é dedicado ao fundador do templo, Jikaku Daishi, enquanto o Nokyo-do foi usado para copiar o sutra.
Depois do Kaisan-do há mais escadas que levam ao Godai-do, uma plataforma de observação com as melhores das vistas do vale abaixo. A construção remonta ao início dos anos 1700 e se estende pelo penhasco.
Caminhar além do Godai-do não é possível, mas há uma trilha que leva a partir do Nio-mon um pouco mais além na montanha na área Okunoin. Dentro do Daibutsuen há uma estátua grande de Amida Buda que pode ser observada de fora.
No sul de Yama-dera e da estação de trem fica um complexo de entretenimento chamado Fuga no Kuni o qual oferece aos visitantes uma variedade de atividades interessantes.
Há um museu dedicado a Basho que foca em sua viagem ao norte do Japão e um museu de arte ocidental que exibe pinturas, esculturas e cerâmica. O Fuga no Kuni tem restaurantes e lojas onde os visitantes podem desfrutar de uma refeição ou comprar lembrancinhas.
A equipe do Portal Mie esteve nesse belo templo cênico no verão de 2016, mas em todas as outras estações as vistas também são magníficas.
Apesar do acesso a pé até a área superior do templo ser um pouco cansativo, a beleza do local é ideal para os amantes da fotografia!
Veja mais imagens:
Yama Temple (山寺 Yama-dera)
- Funciona das 8h às 17h
- Entrada: 300 ienes (área superior)
- No local há estacionamentos pagos
- Site para informações: https://www.rissyakuji.jp/
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização de Yama-dera
Yama-dera Treasure House (Casa do Tesouro Yama-dera)
- Funciona das 8h30 às 17h
- Entrada: 200 ienes
Yama-dera Basho Memorial Basho (Museu Meorial Yama-dera Basho)
- Funciona das 9h às 16h30
- Fecha de 29 de dezembro a 3 de janeiro e alguns dias irregulares
- Entrada: 400 ienes
Imagens: PM