Matsuo Sato – Fotógrafo e empresário

Fotos foram publicadas em 01 jun 2011 às 11:59am

Matsuo Sato é um dos grandes nomes da fotografia de nossa comunidade. Não só pelo seu talento na fotografia, mas pelo seu profissionalismo. Hoje atua como presidente da Focus Japan KK, uma empresa que trabalha no ramo da fotografia com 3 vertentes principais: Focus College, Design e o Portal Focus Japan. Este último é um empreendimento que reúne profissionais da fotografia e realiza trabalhos profissionais diversos em fotos e vídeos.

Sato tem hoje 65 anos e está no Japão há 21 anos. É casado há 16 anos, com a japonesa Hiroko Nishino. Mas engana-se quem pensa ele veio ao Japão já com especialização de fotografia. Natural de Araraquara (SP), formou-se como Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes.

Veio ao Japão e trabalhou em diversas áreas, mas quando tinha aproximadamente 50 anos, já não tinha mais facilidade de arrumar emprego por causa da idade, e o sonho de um dia ser profissional de fotografias foi ficando mais forte. “Nunca quis depender de aposentadoria ou emprego público. Sou contra isso. E trabalhando como fotógrafo, posso trabalhar até os 80 anos, ou quando minha saúde permitir. Por isso batalhei e batalho até hoje para manter a Focus Japan.”- disse Sato.

Já viajou por todo o Japão e algumas partes do mundo. Os locais que mais chamaram a atenção foram o inverno de Hokkaido e o outono de Nagano, a época do Koyou. “O que mais chama minha atenção no Japão é a natureza” – afirma Sato. Mas no Nepal, fiquei impressionado com os templos milenares, a cultura e o clima místico daquele país.

Sato já realizou exposições de fotografias e tem algumas de suas obras de arte reconhecidas por todo o Japão. Hoje trabalha ensinando novos talentos para que possam um dia trabalharem neste área. A Focus Japan College está atualmente com muitos alunos estudando. É possível até mesmo se inscrever pelo Hello Work e fazer o curso gratuitamente (veja detalhes em www.portalfocusjapan.com)

Portal Mie: Qual o futuro da Focus Japan?

Matsuo Sato: Nosso futuro está em investimentos voltados ao mercado japonês. A passagem da fotografia analógica para digital não foi acompanhada pelos mais idosos. Eu acho que é uma área que podemos trabalhar ensinando e introduzindo pessoas na fotografia digital ensinando tratamentos de imagens e como produzir materiais gráficos impressos. Iremos trabalhar firme no mercado japonês, sem deixar de atender aos brasileiros e latinos.

Portal Mie: E o que você vê para a comunidade brasileira.

Matsuo Sato: Eu vejo um futuro excelente.  Principalmente aos que querem se especializar e se profissionalizar em alguma área. Muitos estão se integrando na comunidade estrangeira e japonesa. A tendência é ter uma sociedade multicultural, e nós estrangeiros que estamos vivendo aqui somos uma peça importante neste país. Vai de cada um se especializar e aprender a língua japonesa.

O grande futuro é o mercado japonês. Já faz tempo que trabalho para entrar neste mercado, com um novo estilo e visão. O Japão é um país em que a população está envelhecendo. E há a necessidade de um hobbie novo, novas tendências e idéias.

Reportagem
Jotta Ricky – Fotógrafo & Design

Comentarios

comentarios

Artigo escrito por Jotta Ricky (mais artigos de )

Sobre o autor: Jotta Ricky é fotógrafo, designer e escritor nas horas vagas! Atualmente trabalha com desenvolvimento de artes gráficas e fotografia profissional no Japão. Para contato com Jotta Ricky: Perfil do Jotta

Visualização de fotos

(leia os comentários de usuários ou deixe seu comentário)