Roberto Casanova – Uma estrela na comunidade

Fotos foram publicadas em 25 fev 2012 às 5:32pm

Campeão Nodojiman 2010

Roberto José da Silva, batizado como Robertinho Casanova pelo apresentador Celso Likio da Rádio Banzai se mudou para o Bairro da Liberdade no ano de 1979 com a família, onde seu irmão começou a  trabalhar num restaurante oriental.

Influenciado pela cultura, Ricardo (irmão de Roberto) conheceu a música japonesa em meio a um karaokê com os amigos e logo apresentou a novidade para seu irmão, que de imediato não se interessou pelo assunto. Roberto gostava de dançar, jogar futebol e bicicross, mas resolveu voltar ao karaokê e ouviu do proprietário a seguinte pergunta: “por que você não aprende uma música japonesa?”. Resolveu cantar e descobriu do que realmente gostava.

Antes de embarcar nessa carreira, Roberto tinha um grupo de break dance chamado “Break Gangue”, fundado em 1980 por ele e outros  dançarinos. Depois de muitas apresentações em lojas como vitrines vivas, foram convidados por programas de televisão, como Xuxa, Angélica,  Eliana, Altas Horas e outros. Depois de conhecerem Cesar Camargo Mariano, fizeram uma turnê com ele por todo o Brasil, com o show “Prisma Sid”.

Roberto entrou de vez para a colônia japonesa depois de ajudar a formar o grupo “The Face” e lançar o “New Brasil Dancers”. Desde então,  Roberto ganhou um novo hobby, e quando percebeu, já estava com um nome  muito forte na colônia japonesa, aparecendo inclusive nos dias de domingo no programa “Japão Pop Show”, comandado pelos apresentadores Nelson Matsuda e Lucy Yoshimura.

Roberto e Mika Da Silva

Roberto sofreu durante três anos com uma doença que paralisou seus rins e desempregado dependeu muito da ajuda de familiares, amigos e da mídia japonesa. O doador foi um de seus irmãos, Alexandre, que lembra emocionado sobre as dificuldades que passaram. Depois disso, Roberto voltou a cantar e faturou os prêmios de Campeão Paulista e Brasileiro na categoria pop da canção japonesa em 2002 e 2003.

O estopim da sua entrada para a colônia japonesa foi Mika. Roberto conheceu sua futura esposa que foi ao Brasil aprender o idioma e Bossa Nova, e o resultado não poderia ter sido diferente: deu samba! Com o visto preste a vencer, Mika voltou para o Japão confiando em seu amado que não a decepcionou. Roberto largou tudo e viajou para encontrá-la com um enorme barrigão. A chegada não foi diferente dos outros dekassekis que aqui pisaram colocando toda esperança e energia na terra do sol nascente. Com as dificuldades básicas de idioma e locomoção, assim como nós, Roberto se virou como pôde.

A diferença dentre muitos, é que Roberto tinha um sonho e não desistiu de batalhar. Apesar do trabalho duro na fábrica, ele foi além. Participar de um concurso onde mais de 80 mil candidatos provenientes de todo o mundo aguardavam pelo título e sem saber falar japonês poderia até parecer loucura, mas não foi. E no dia 06 de Março de 2010, Roberto Casanova foi consagrado como o grande vencedor do concurso de calouros NHK Nodojiman, sendo o mais antigo concurso de calouros do mundo desde 1946, que começou pela rádio. Vencer esse concurso é receber o status de melhor cantor de karaokê do mundo.

Show de Roberto e Mika

Hoje, Roberto segue a rotina de trabalho na fábrica e faz apresentações de finais de semana com sua esposa para complementar o orçamento familiar  acreditando sempre no seu talento e nos seus sonhos.

“Hoje temos mais um cd fechado que se chama Asueno Miti, esta nas rádios japonesas e na Tv estatal NHK de shizuoka, esse ano de 2012 estamos com uma agenda de shows até maio com espectativa de aumentar mais e poder fechar o ano cantando.Mas já estamos trabalhando algumas músicas novas para o próximo cd que pretendemos lançar no final do ano. Esse ano já fizemos alguns programas japoneses e tv brasileira e vamos tentar esse ano o Kohaku Utagasen, por isso quero espalhar a minha música Asueno Miti por todo o Japão.” Conta Roberto.

“Quero agradecer o apoio do Portal Mie e outras mídias que estão me ajudando no meu trabalho e todo o povo brasileiro e japonês que estão comprando e divulgando o nosso trabalho, obrigado de coração!”

Roberto Casanova já conquistou vários fãs no Japão e no Brasil, ele deixou aqui alguns dos comentários que recebe;

 Amanda
Conheci o Robertinho em 2004 quando trabalhávamos na Liberdade, em agências de viagens (eu na Yamashita, ele na Minami) mais especificadamente! É uma pessoa extremamente simpática, divertida e muito batalhadora! Desejo muito sucesso à ele! Abraços

 Zikkzira
Roberto é guerreiro e se ele conseguir uma boa banda, ele vai longe. Parabéns e boa sorte!

Vânia Scalambrine
Ola? meu Nome é Vânia para os amigos vâninha conheço o Robertinho desde que eramos criança estudamos juntos e passamos nossa infância e adolescência juntos.O que posso dizer é que tenho muita saudades desse tempo e que o Robertinho é um grande amigo muito especial e acima de tudo batalhador e Adorável. Amigo te Desejo muito mais muito… sucesso pra ti junto a sua Família

Roberto estará realizando vários shows este ano confira as datas abaixo:

2012.3.4「Festa de aniversário de empresa」Hamamatu-shi
2012.3.11「Show do navio com almoço」 Tokyo
2012.4.7 ou 8 「Shizuoka Matsuri」Shizuoka-shi Aoiku
2012.4.15 「Fusion of Passions 」Hamamtsu Akuto Gakki Horu
2012.4.20 「Show Roberto Casanova & Mika Da Silva 」Fujinomiya-shi

Sites com matérias sobre Roberto Casanova e Mika Da Silva

http://www.japao100.com.br/perfil/390/
https://sites.google.com/site/flashfcjapan/roberto-casanova
http://robertocasanova.o-oi.net/
http://mikadasilva.fukuwarai.net/

Contato para Shows:
Mika Da Silva   (090) 2574-9135

Reportagem
Jotta Ricky – Fotógrafo & Design

Comentarios

comentarios

Artigo escrito por Jotta Ricky (mais artigos de )

Sobre o autor: Jotta Ricky é fotógrafo, designer e escritor nas horas vagas! Atualmente trabalha com desenvolvimento de artes gráficas e fotografia profissional no Japão. Para contato com Jotta Ricky: Perfil do Jotta

Visualização de fotos

(leia os comentários de usuários ou deixe seu comentário)