Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Devastador terremoto de Mianmar: energia foi o dobro da do terremoto de Noto e de 300 bombas atômicas

| Ásia

O devastador terremoto de Mianmar, um dos piores deste século, teve uma energia equivalente a mais de 300 bombas atômicas, disse uma geóloga.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
energia

Cidade de Madalay, no epicentro, destruída pelo fortíssimo terremoto (9News)

Em relação ao fortíssimo terremoto do Mianmar ocorrido em 28 de março, de magnitude 7,7 que já tirou a vida de pelo menos 1,7 mil pessoas, é visto como um que liberou cerca de 2 vezes mais energia do que o da Península de Noto (Ishikawa), ocorrido no Ano Novo de 2024.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Essa avaliação foi feita pelo Serviço Geológico dos Estados (USGS), mas a geóloga americana Jess Phoenix, em entrevista à CNN, explica que liberou energia equivalente a 300 explosões bombas atômicas, para se ter uma ideia do quanto foi devastador e massacrante

A área onde ocorreu esse terremoto fica no limite entre a Placa Eurasiática e a Placa Indiana, e estima-se que tenha sido do tipo falha de deslizamento, em que o leito rochoso se deslocou horizontalmente por uma distância de cerca de 200 quilômetros.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Perto do epicentro, uma falha geológica chamada Falha de Sagaing corre de norte a sul e causou vários terremotos de magnitude 7 ou maior desde o século XX.

Por que Tailândia sofreu danos

terremoto 1

Bangkok, capital da Tailândia, fica a 1,2 mil km do epicentro do terremoto de Mianmar (Google Maps/USGS)

A capital da Tailândia, Bangkok, distante cerca de 1,2 mil quilômetros do epicentro, teve graves danos, como o desabamento de um prédio em construção. A Tailândia, embora fique perto do Mianmar, não é um país que costuma sofrer com terremotos tão fortes como esse.

O professor emérito Kokatsu Kazuki, da cadeira de sismologia aplicada, da Universidade de Tóquio, acredita que isso foi causado por tremores lentos e de longo período, conhecidos como “movimento sísmico de longo período”.

O movimento do solo de longo período ocorre em grandes terremotos com epicentros rasos e pode fazer com que edifícios altos tremam violenta e lentamente.

Esse tipo de movimento é facilmente transmitido para áreas distantes e, durante o Grande Terremoto do Leste do Japão, ocorreram danos em um edifício alto na cidade de Osaka, a cerca de 700 quilômetros do epicentro.

“O prédio desabou de uma vez porque o solo era macio, o que provavelmente amplificou o tremor. O fato de estar em construção também pode ter desempenhado um papel”, avaliou o professor.

Energia liberada foi de 334 bombas atômicas

Segundo a geóloga americana Jess Phoenix, o cálculo é de que esse devastador terremoto tenha liberado a energia equivalente a 334 bombas atômicas.

Ela e outros especialistas alertaram que os tremores secundários podem ocorrer por meses. 

A situação em Mianmar é de estado de emergência, pois além das 1.644 pessoas confirmadas como mortas, 3.408 ficaram feridas. Ainda não se sabe quantas pessoas estão sob os escombros. O agravante é que faz um calor de 41ºC, causando um cheiro da morte no país.

Necessidade urgente de ajuda humanitária

terremoto 1

Templo destruído (9News)

“A grave escassez de suprimentos médicos está dificultando os esforços de resposta, incluindo kits de trauma, bolsas de sangue, anestésicos, dispositivos de assistência, medicamentos essenciais e tendas para profissionais de saúde”, informou a ONU.

Isso se deve à destruição de hospitais e outras instalações de saúde. A ajuda humanitária é urgente no Mianmar, um país que está em guerra civil desde 2021, depois que os militares derrubaram o governo eleito. A China e a Rússia já enviaram tropas de resgate, equipes médicas e suprimentos.

Veja como está Mandalay, Mianmar, após o terremoto devastador.

Assista ao vídeo com cenas chocantes na Tailândia.

Fontes: Yomiuri, BBC, CNN e Al Jazeera


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo