A cidade de Wakkanai, na província de Hokkaido, no extremo norte do Japão, é uma cidade portuária que fica “ensanduichada” pelo Mar do Japão e o Mar de Okhotsk.
É também chamada de “cidade dos ventos” por causa da forte ventania durante quase todos os dias.
A cidade tem uma população de cerca de 40.000 pessoas e o turismo, cultura de algas e pesca são suas maiores indústrias.
Em Wakkanai está o Cabo Soya (Soya Misaki), onde fica o monumento que representa o “Ponto Extremo Norte do Japão”, embora o real ponto extremo norte sob controle japonês seja uma pequena ilha deserta, a Betenjima.
Visto que o Cabo Soya está a somente 43 km de distância do Cabo Crillon (Ilha Sacalina, Rússia) através do Estreito de La Pérouse, é possível ver a ilha russa em dias claros.
Há mais de 10 monumentos no Cabo Soya, incluindo a Torre da Oração, a estátua do explorador japonês Rinzo Mamiya e o Monumento Musical.
Devido à influência da Rússia, nas ruas de Wakkanai, os nomes dos locais nas placas de sinalização também estão escritos em russo.
A paisagem do amplo mar é espetacular. Ao checar o mapa do arquipélago japonês e olhar a linha costeira e o horizonte, a maioria das pessoas que chega ao local diz ter uma sensação satisfação, de dever cumprido, ao ficar ao lado do monumento que representa o ponto extremo norte do Japão.
Wakkanai tem uma das temperaturas mais baixas do Japão e, durante o inverno, a quantidade de gelo sem fim impressiona os visitantes de forma diferente da primavera e verão.
Gostou da dica de passeio? Confira mais imagens e informações:
Cape Soya (宗谷岬 Soya Misaki)
- Estacionamento, banheiro e lojas de souvenirs no local
- Site para informações: welcome.wakkanai (toque para abrir, em japonês)
Veja a localização do Cabo Soya no mapa abaixo ou toque aqui para abri-lo:
Imagens: PM