
Com uma certa frequência ouve-se perguntas de como se proceder no caso de um membro da família que deixa de fazer contato ou desaparece, por algum motivo.Mas quais os procedimentos corretos para encontrar uma pessoa no Japão?
Em geral, as buscas pelos desaparecidos são para retomar o laço, por causa da pensão alimentícia, comunicar o falecimento de alguém da família e, consequente, inventário.
Como explica o vice-cônsul de Nagoia Pedro Hermes, não cabe ao consulado fazer nenhum tipo de julgamento e, sim, respeitar o direito de sigilo caso a pessoa procurada seja localizada e não queira que avise seus familiares.
Artigos relacionados
Segundo sua experiência nesse assunto, “50% das pessoas procuradas não querem ser encontradas”, explica.
O vice-cônsul explica que para solicitar a ajuda nessa busca, além do requerente se identificar corretamente, é preciso apresentar os dados abaixo da pessoa procurada:
- Nome completo
- Filiação
- Data de nascimento
O consulado de Nagoia pede esses dados porque há homônimos e uma forma de se certificar de que se trata da pessoa buscada, é distingui-la pela filiação e data de nascimento.
Para requerer essa ajuda a pessoa pode comparecer pessoalmente no balcão de atendimento do consulado ou enviar um e-mail para [email protected]. No caso de e-mail é importante enviar também o telefone para contato.
O horário de atendimento no Consulado-Geral de Nagoia é das 09h00 às 13h00.
Os 3 consulados instalados no Japão – Nagoia, Hamamatsu e Tóquio – cooperam mutuamente, portanto, para quem necessita desse tipo de assistência consular pode solicitar ajuda. No caso de quem reside no Brasil, a recomendação é fazer o contato pelo e-mail citado acima.
Para mais informações acesse http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml
Mas atenção: este é um serviço para casos importantes e de extrema necessidade.
Termos de busca: pessoas desaparecidas, familiares, encontrar parentes, consulado cidadão.







