É tradição servir-se de uma tigela do saboroso e nutritivo mingau chamado de nanakusagayu (七草がゆ) em 7 de janeiro. Compreenda essa tradição e veja como é fácil preparar com a receita abaixo. Que tal servir para sua família?
Em todos os supermercados são vendidos kits contendo essas 7 ervas, todas típicas de fim de inverno para o começo da primavera. Reconheça essa embalagem com esses dois ideogramas: 七草 (lê-se nanakusa).
Primeiramente conheça cada uma delas e suas poderosas propriedades.
- Seri (セリ ou 芹) é conhecida como salsa japonesa ou aipo chinês: tem propriedades para elevar a temperatura do corpo, fazendo a pessoa transpirar. Também, restabelece o funcionamento do fígado e do estômago, e tem o efeito de purificação contribuindo para diminuir a taxa de colesterol. É rica em betacaroteno, vitaminas B2 e C, além do cálcio.
- Nazuna (ナズナ ou 薺) é conhecida como bolsa-de-pastor: muito usada na medicina chinesa, é uma erva para o combate de doenças oftalmológicas, serve para baixar a febre, tem efeito diurético e boa para o organismo feminino.
- Hahakogusa (ハハコグサ ou 母子草) é a jersey cudweed: muito usada no oriente, especialmente na China, Japão e outros países como o Vietnã, Malásia ou Índia, na culinária para o preparo de arroz doce, kusamochi (bolinho de arroz com erva).
- Hakobera (はこべらou 繁縷) é a morugem: na Europa é considerada erva daninha, enquanto que no Japão é indispensável como erva e também para alimentar as galinhas na granja. Tem efeitos sobre a artrite, bronquite e reumatismo.
- Hotokenoza (ほとけのざ ou 仏の座): embora tenha ficado conhecida erroneamente como uma das 7 ervas o nome e a planta correta é koonitabirako (コオニタビラコ ou 小鬼田平子), conhecida como youngia japonica no Brasil.
- Suzuna (すずな ou 菘) é o nabo redondo: as folhas possuem vitaminas C, A e do complexo B, além de ter fibras para ajudar o intestino. A raiz do nabo tem praticamente as mesmas propriedades do vegetal primo, o rabanete. O nabo é considerado um purificador do sangue, além de antiinflamatório e contribui para o controle do colesterol.
- Suzushiro (すずしろou 蘿蔔) é também conhecido como daikon (ダイコン) e no Brasil é o nabo-daikon: suas propriedades nutritivas vão além da culinária, sendo usado para combater a tosse ou o suco para fortalecer os ossos. É uma hortaliça rica em cálcio e potássio. Por isso, ótima para cabelos, unhas e dentes.
Por que se servir do mingau nanakusagayu
Desde a Era Heian, sabe-se que os japoneses já se serviam desse leve mas poderoso mingau chamado de nanakusagayu (七草粥), apesar do costume ser oriundo da China. Tem também o sentimento de desejo de passar o inverno com todos os nutrientes que o corpo precisa.
Nos tempos atuais a receita é mais simples e, além de afastar os infortúnios e obtém-se a riqueza da longevidade, ainda faz com que a pessoa feche o modo festividades, iniciando de vez o novo ano com muita energia. Além da explicação dessa tradição, o delicioso e leve nanakusagayu tem o poder de relaxar o estômago depois de tantas guloseimas e bebidas das festividades.
10 benefícios do mingau
- Cor: a pele ganha brilho
- Potência: aumento da energia
- Kotobuki: ganha longevidade
- Tranquilidade: conforto para o corpo porque não se come demais
- Aparelho urinário: refrescante
- Aparelho digestivo: qualquer coisa que tenha comido antes não provocará azia
- Prevenção: xô para a gripe
- Fome: nada de fome com esse alimento que nutre
- Sede: o corpo se hidrata
- Intestino agradece: espanta a prisão de ventre
Receita para 4 pessoas
Ingredientes
- 1 copo de arroz branco
- 1 porção de nanakusa (pacote comprado no supermercado)
- 1 colher de chá e meia de sal (pode ser o que usa sempre ou marinho, do Himalaia)
- 1 porção, a gosto, de gergelim preto e do branco
Modo de preparar
- Lave o arroz normalmente
- Pegue uma panela de barro (ou a que tiver) e coloque o arroz com 900 ml de água para cozinhar em fogo alto
- Quando começar a ferver baixe o fogo para fraco e cozinhe por 30 a 40 minutos
- Se perceber que está derramando, desloque um pouco a tampa da panela
- Em uma panela à parte, ferva a água. Em seguida, mergulhe as 7 ervas e retire-as em seguida. Corte-as no tamanho desejado
- Faltando uns 5 minutos para finalizar o mingau de arroz, coloque o sal e mexa
- Coloque as ervas cortadas e mexa bem
- Espere terminar o cozimento
- Sirva em tigelas, cobrindo com gergelim preto e branco, a gosto
A sugestão é se servir desse delicioso mingau no lugar do café da manhã no dia 7 de janeiro. Se preferir pode colocar um fio de azeite de oliva.
Bom apetite! Saúde no Ano Novo!
Fontes: Wikipedia/Ikitoki/web