O presidente eleito Trump, declarando que o emprego dos Estados Unidos seriam roubados, criticou as fabricantes que produzirão automóveis no México e, mesmo em relação a Toyota, que está avançando com a construção da nova fábrica no México com previsão de funcionamento em 2019, culpou-a em um tweet: “Se não for construir uma empresa nos E.U.A, deverá pagar uma alta tarifa”.
Publicidade
Nesta situação, nesta terça-feira (09), o presidente da Toyota Akio Toyoda manifestou-se em uma comitiva de imprensa no North American International Auto Show (NAIAS), a maior feira de automóveis do mundo, em Detroit. Toyoda deixou claro os planos da Toyota de investir $10 bilhões (aproximadamente ¥1.16 trilhões) nos E.U.A nos próximos 5 anos.
Após explicar que a maior fábrica da Toyota está nos E.U.A, mencionou sua contribuição com 136 mil empregos no país.
A Toyota não anunciou nada sobre o cancelamento do planejamento de construção de sua fábrica no México, mas pediu compreensão já que está contribuindo para a economia dos E.U.A.
Trump agradece duas empresas automobilísticas
Trump elogia Ford e Fiat Chrysler por investimentos nos E.U.A. (Imagem/Reprodução: Globo)
Após a Ford ter anunciado que desistiu da construção de sua fábrica no México, um investimento de $1.6 bilhão de dólares, e investirá na expansão de sua fábrica de Michigan com a geração 700 empregos, e a Fiat Chrysler ter informado sobre o investimento em equipamentos de produção de duas empresas do centro oeste dos E.U.A, Trump agradeceu ambas as empresas em um tweet.
“A Ford disse semana passada que irá expandir em Michigan e nos E.U.A ao invés de construir uma planta de $1 bilhão no México. Obrigado Ford & Fiat C”, disse Trump. “Finalmente está acontecendo. Fiat Chrysler acabou de anunciar planos de investir $1 bilhão em plantas de Michigan e Ohio, adicionando 2000 empregos”, escreveu o presidente eleito em outro tweet.
Fonte: NHK News