Segundo a JMA (Agência Meteorológica do Japão), devido à forte pressão atmosférica de inverno, continua a nevar principalmente nas áreas montanhosas do norte e leste do Japão próximas ao Mar do Japão.
O acúmulo de neve às 7:00 foi de 2.44 metros em Sukayu nas montanhas Hakkoda (Aomori), 2.38 metros em Hijiori Minamiyama (Yamagata), 1.72 metro em Tsunan (Niigata), 1.65 metro em Minakami Fujiwara (Gunma), 1.33 metro em Nozawaonsen (Nagano), 54 centímetros em Takanacho Shinichi (Nagano), e há neve pesada principalmente nas regiões montanhosas.
E mesmo nas planícies do oeste e leste do Japão onde houve acúmulo de neve no domingo (15), ainda há lugares em que a neve não derreteu totalmente, restando 12 centímetros em Tottori, 11 centímetros em Quioto, 9 centímetros em Kanagawa, 8 centímetros em Gifu e 4 centímetros em Hiroshima.
Neste momento muitas cidades estão com neve acumulada, ou ainda sofrendo com nevasca (veja os relatos de brasileiros em nossa página do Facebook).
Previsão de neve
Até a manhã de terça-feira (17), a quantidade de neve que cairá será de 80 centímetros em Niigata, Tohoku e Nagano, 60 centímetros em Gunma e 30 centímetros em Hokkaido, segundo a previsão.
O tempo instável devido a forte pressão atmosférica pode trazer mais neve.
Fukui, Ishikawa, Gifu, Nagano, Niigata, Yamagata, Hokkaido e Akita devem receber ainda um grande volume de neve. Mas poderá nevar em regiões isoladas.
Nagoia, Osaka e Tóquio terão temperaturas entre 0 e 9 graus Celsius (veja imagem acima).
Na manhã de segunda, muitos lugares amanheceram com temperaturas negativas e, principalmente nas regiões onde a neve mais se acumulou, há o perigo dos veículos derraparem devido às pistas congeladas e tombarem durante a condução.
A JMA pede atenção em relação à neve pesada e tempestades de neve, congelamento das estradas e avalanches e ondas altas em regiões próximas ao mar.
Fonte: NHK News