A maioria dos táxis que operam nas cidades de Mitaka e Musashino e nos bairros de Tóquio, a partir do dia 30 do mês passado, diminuíram a tarifa básica de ¥730 até o segundo quilômetro para ¥410 até o primeiro 1.052 quilômetro.
Após a mudança da tarifa, quando o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT, sigla em inglês) perguntou às empresas de táxis sobre a situação de uso durante os primeiros 5 dias, a resposta foi positiva, pois, em relação à semana anterior, houve um aumento de 23% dos clientes que utilizaram os táxis até o primeiro quilômetro.
Por outro lado, a “Tokyo Taxi Center” (東京タクシーセンター), empresa designada pelo país para dar suporte às queixas dos clientes, após a mudança da tarifa básica, registrou várias críticas de usuários os quais diziam que “o comportamento dos motoristas em relação aos clientes que utilizaram os serviços para curtas distâncias foi ruim” e que a tarifa para distâncias longas aumentou.
Em relação a isso, o ministro da terra, infraestrutura, transporte e turismo, Kei’ichi Ishii falou em uma coletiva de imprensa do dia 10 deste mês: “Sobre as empresas de táxi, continuaremos a orientar a melhoria da conduta de atendimento aos clientes dos motoristas. Mesmo nas distâncias mais curtas, ficou mais fácil utilizar os serviços e espera-se que estimule novas demandas”.
Fonte: NHK News