Uma campanha realizada pelo governo japonês e por gestores empresariais que encoraja trabalhadores a encerrarem o expediente mais cedo (mais especificamente às 15h:00), terá início na próxima sexta-feira, dia 24.
A “Premium Friday” (プレミアムフライデー) foi fixada no Japão para a última sexta-feira de cada mês com o intuito de conceder mais tempo para os trabalhadores gastarem dinheiro. Entretanto, alguns negócios estão fazendo sua própria abordagem em relação à campanha.
Gestores da grande empresa comercial Sumitomo Corporation já começaram a pedir aos funcionários que tirem o dia livre ou encerrem o expediente às 15h em qualquer sexta-feira de um mês. Tal medida teve início no fim de janeiro.
Representantes da empresa dizem que o sistema permite os funcionários escolherem o dia mais conveniente para que usem seus horários de forma mais eficiente.
Já os gestores da construtora Daiwa House Industry disseram que vão encorajar os trabalhadores a tirarem dias de folga remunerados na tarde da última sexta-feira em meses contados uniformemente. Contudo, os trabalhadores terão que começar a trabalhar 1 hora mais cedo nesses dias.
Enquanto isso, destinos turísticos locais estão esperançosos para ver um aumento no fluxo de seus negócios.
Em uma lista do governo do Japão que cita os melhores locais para observar céus claros e estrelados, um vilarejo na província de Nagano está em primeiro lugar. Aproveitando a “Premium Friday”, representantes da vila estão surgindo com vários planos para atrair visitantes. Entretanto, um grande problema está na localização da vila, que é um pouco afastada da capital.
Restaurantes, lojas e indústrias turísticas também estão prontas para receber os trabalhadores que sairão mais cedo na próxima sexta-feira (24).
Fonte: NHK Imagem: Japan Today