A Aeon visa melhorar a eficiência das operações de suas lojas com o uso de inteligência artificial (IA), permitindo aos funcionários solucionarem problemas e responderem às perguntas de clientes.
O grupo varejista japonês planeja distribuir smartphones acessíveis a cerca de 20.000 funcionários em todo o país no ano fiscal de 2017. Visto que os aparelhos virão instalados com o Watson, o sistema de pergunta-resposta desenvolvido pela IBM, os funcionários poderão fazer perguntas tanto verbalmente como digitando em texto.
Os atendentes poderão verificar os estoques e mudanças de preços sem um terminal de computador. O novo sistema será testado em alguns supermercados operados pela Aeon Retail até o final de fevereiro e, então, lançados gradualmente em todas as 350 de suas lojas.
O grupo Aeon opera cerca de 20 centrais de atendimento voltadas em auxiliar os funcionários. O Watson tentará responder à questão primeiro e, caso uma solução não esteja disponível, o sistema vai sugerir o número de telefone adequado para o call center solucionar o problema.
A Aeon espera que o sistema IA, inicialmente, seja capaz de administrar cerca de 20% das perguntas respondidas por centrais de atendimento. Eventualmente, o número será aumentado para 40%, reduzindo a carga de trabalho dos call centers e custos operacionais, além de liberar os funcionários para auxiliarem nos serviços aos clientes nas lojas.
Fonte: Nikkei Imagem: Bank Image