A polícia está investigando 24 funcionários fixos de 8 escritórios da Sagawa Kyubin e seus familiares, totalizando 44 pessoas.
Segundo as investigações policiais, entre os meses de janeiro e agosto do ano passado, quando os motoristas que estavam transportando encomendas iam ser apreendidos pela polícia por violação de estacionamento, eles entregavam seus familiares e conhecidos como “bodes expiatórios” e saíam “ilesos” da situação. Eles foram presos agora por acobertamento criminal.
O Departamento de Polícia Metropolitana, a partir do fato de que estes casos de “bodes expiatórios” estarem se tornando comuns nos escritórios de venda de Tóquio, realizou investigações em 31 escritórios que estão sob jurisdição dos 23 bairros da capital. Como resultado, eles descobriram que haviam 21 casos de “bodes expiatório” em 8 escritórios.
Os funcionários que estão sendo investigados alegaram que não queriam perder pontos na carteira de motorista, ou tinham medo de perder a carteira e não conseguirem mais trabalhar, ou ainda, tinham medo de perder credibilidade no trabalho.
Desde a primeira vez que a polícia confirmou casos de “bodes expiatório”, ao total, foram 106 funcionários foram investigados.
Fonte: NHK News