Um número crescente de supermercados e lojas de conveniência em todo o Japão estão se preparando para ajudar as pessoas após desastres naturais.
A rede Aeon de supermercados designou 32 lojas que fornecerão alimento na ocorrência de uma grande desastre. A varejista pretende aumentar o número para 100 até o ano 2021.
Os tanques de águas dessas lojas têm sido fabricados para serem mais resistentes a terremotos. Geradores de emergência também foram movidos para locais mais altos para protegê-los dos tsunamis.
Mikio Sugimoto, responsável pela equipe de gestão de desastres em uma loja da Aeon próxima à Tóquio, disse “Eu quis que as pessoas se abrigassem nessa loja durante o desastre de 2011, mas não podíamos oferecer suporte suficiente”.
De acordo com Sugimoto, sua equipe vai continuar a verificar as instalações da loja para oferecer segurança.
Já a operadora da rede de loja de conveniência Seven-Eleven Japan disponibilizará barcos salva-vidas em 3 lojas nas províncias costeiras na área do Pacífico: Shizuoka, Aichi e Kochi.
Cada barco poderá transportar até 25 pessoas.
A rede também planeja usar algumas de suas lojas na província de Tokushima para distribuir suprimentos de emergência às pessoas que não se abrigarem em centros públicos de evacuação.
O governo tem a intenção de apoiar tais esforços ao designar as 2 empresas como organizações públicas na ocorrência de um desastre.
Fonte e imagens: NHK