
Iwate, após o Grande Terremoto do Leste do Japão em março de 2011
Esforços realizados por governos locais em todo o Japão estão em curso para dar suporte a estrangeiros em momentos de desastres naturais, visto o crescente número de tais cidadãos, mostrou uma pesquisa da agência de notícias Kyodo.
A pesquisa cobriu os 50 principais municípios, incluindo a maioria dos 23 distritos de Tóquio com um grande número de residentes estrangeiros, e 3 outras grandes cidades em Shizuoka, Niigata e Kumamoto.
Trinta e dois municípios, ou cerca de 60%, já formularam algum tipo de instruções de emergência para dar suporte aos estrangeiros.
Artigos relacionados
Kobe, na província de Hyogo, que tem a 4ª maior população estrangeira e sofreu um terrível terremoto de magnitude 7.3 em 1995, compilou o manual mais detalhado, especificando maneiras de reunir informações, estabelecendo serviços de consultas e enviando intérpretes em um fluxograma.
Seis governos municipais, incluindo Sagamihara, na província de Kanagawa, colocaram mensagens de instrução como “recomendação para evacuação” e “o médico está chegando” escritas em inglês, tailandês e filipino em cada abrigo.
Yokohama, também em Kanagawa, que tem a 2ª maior população estrangeira, e Kobe também ofereceram treinamento a intérpretes voluntários e tradutores para que eles possam auxiliar estrangeiros em abrigos e escritórios do governo.
Entretanto, o suporte para estrangeiros ainda não é suficiente na região de Kyushu-Okinawa, que inclui a província de Kumamoto.
Fonte: Japan Today Imagem: Bank Image







