Uma quantidade de lava foi observada fluindo de crateras em Nishinoshima, ilha onde uma erupção vulcânica ocorreu recentemente pela 1ª vez em 1 ano e 5 meses, atingindo a costa na terça-feira (25).
Isso foi confirmado por imagens de aeronave registradas pelo jornal Yomiuri no dia.
“A atividade vulcânica é certamente dinâmica, visto que ao menos 2 novas crateras se formaram“, disse Fukashi Maeno, um professor associado de geologia vulcânica do Instituto de Pesquisa da Universidade de Tóquio que estava a bordo da aeronave. “Acredito que a ilha vai se expandir ainda mais”.
A erupção foi confirmada no dia 20 de abril na ilha, que está sob jurisdição de Ogasawara (Tóquio), localizada a cerca de 1.000km ao sul da central da capital do Japão. A agência de meteorologia emitiu um alerta para a área perto da cratera. A erupção anterior na ilha ocorreu em novembro de 2015.
Da aeronave, erupções puderam ser vistas ocorrendo a cerca de dezenas de segundos à parte na terça-feira, com correntes de lava e fumaça cinza subindo a centenas de metros das crateras. Um fluxo de lava também foi visto em direção aos lados sul e oeste da ilha. No lado oeste, a lava foi observada alcançando o mar.
As recentes erupções são classificadas como do tipo “estromboliana” que compreende uma série de explosões de cinzas e fluxos de lava, de acordo com a Guarda Costeira do Japão.
Fonte e imagem: Yomiuri