A declaração foi transmitida pela rede de TV estatal norte-coreana na segunda-feira (Reprodução/NHK)
A Coreia do Norte sugeriu que continuará testando suas armas nucleares.
Publicidade
Um porta-voz para o Ministério de Relações Exteriores norte-coreano fez a insinuação em uma declaração transmitida pela rede de TV estatal na segunda-feira (1).
Ele disse que o país aumentará sua força nuclear ao máximo em uma maneira sucessiva, a qualquer momento e em qualquer lugar decidido pelo líder supremo.
A afirmação ocorre um dia após os Estados Unidos e a Coreia do Sul terem concluído seus exercícios militares de 2 meses, que são realizados anualmente. A declaração diz que a Coreia do Norte esmagou o que ela chamou de provocações dos Estados Unidos para a guerra ao demonstrar seu grande poder.
A Coreia do Norte também continuará intensificando suas capacidades de ataque preventivo centrado em armas nucleares, segundo o porta-voz, a menos que os EUA deem um fim em suas hostilidades e ameaças nucleares.
Uma força naval de ataque dos EUA, liderada pelo porta-aviões USS Carl Vinson, vem realizando um exercício com a marinha sul-coreana desde sábado (29). A mídia estatal norte-coreana denunciou o treinamento como um ato imprudente.
Os Estados Unidos e outros países continuam em alerta, visto que a Coreia do Norte tende a observar aniversários importantes com testes de armas. O próximo sábado (6) marca 1 ano desde o dia em que o Partido dos Trabalhadores Coreano realizou seu primeiro congresso em 36 anos.
A terça-feira da semana que vem (9) marca 1 ano desde que Kim Jong Un assumiu o cargo de líder do partido.
Fonte e imagem: NHK