Aumentar o imposto sobre consumo para 10% é um “compromisso internacional” disse Sadayuki Sakakibara, presidente da Federação de Negócios do Japão, conhecida como Keidaren, durante uma conferência de imprensa após a reunião periódica do grupo realizada na quarta-feira (31), divulgou o Nikkei.
O governo visa aumentar o imposto sobre consumo em outubro de 2019. “Acelerar a recuperação econômica estável é a questão que precisa de foco a partir deste ano até o próximo”, disse Sakakibara.
O líder do lobby empresarial mencionou várias vezes revitalizar a economia japonesa usando inteligência artificial e a “internet das coisas”, um plano intitulado “Sociedade 5.0”.
Sakakibara, que também está liderando a proposta de Osaka para sediar a World Expo 2025, falou sobre suas esperanças de exibir na expo uma sociedade futurística que usa o plano Sociedade 5.0 para superar os desafios globais.
O presidente também falou da reforma fiscal. Ele apontou que a ansiedade sobre o futuro poderia prejudicar a recuperação no consumo e resultar em desvalorização na avaliação de crédito de títulos públicos, causando uma perda de confiança nos negócios japoneses, deste modo afetando o crescimento econômico.
O governo deve concluir sua meta de alcançar um superávit primário até o ano fiscal de 2020, salientou Sakakibara, dizendo que a reforma fiscal é uma “questão crucial em relação à base do país”.
Fonte: Nikkei Imagem: Bank Image