O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse que os 2 porta-aviões enviados ao Mar do Japão deixaram a área, mas continuará monitorando os movimentos da Coreia do Norte.
Um agente do Pentágono disse à NHK na segunda-feira (5) que o USS Carl Vinson e o USS Ronald Reagan deixaram o Mar do Japão após completarem um treinamento de 3 dias na semana passada.
O raro envio de 2 porta-aviões à águas próximas à Península Coreana ocorre em meio às tensões do programa nuclear da Coreia do Norte e repetidos lançamentos de mísseis.
O USS Carl Vinson está a caminho de seu porto de origem em San Diego, na Califórnia, enquanto o USS Ronald Reagan voltará à base dos EUA na cidade japonesa de Yokosuka, perto de Tóquio.
A Marinha enviou o porta-aviões USS Nimitz ao Pacífico Oeste para continuar monitorando os desenvolvimentos na Península Coreana e no Mar do Sul da China.
O Nimitz se juntará em breve ao Japão e à Índia para realizar treinamentos no Oceano Índico em julho e, depois, seguirá para o Golfo Pérsico.
Entretanto, o agente diz que o Pentágono responderá flexivelmente se as condições mudarem na Península Coreana.
Fonte e imagem: NHK