Um ônibus de turismo foi atingido por um carro em um trecho da Tomei Expressway no sábado (10). O motorista disse que manobrou rapidamente para a esquerda a fim de evitar um desastre quando viu algo voando em direção ao ônibus.
O carro que atingiu o ônibus decolou da pista contrária em alta velocidade, atravessou a divisória central e atingiu a parte frontal do ônibus, na rodovia Tomei Expressway na altura da cidade de Shinshiro, província de Aichi.
O motorista do carro, de 62 anos, morreu e 45 pessoas no ônibus ficaram feridas.
Segundo a NHK, o motorista do ônibus, Yoshimune Yamamoto, de 68 anos, foi levado ao hospital com ferimentos na cabeça e nos ombros.
Yamamoto disse à NHK no domingo (11) que viu algo voando em sua direção, mas que não conseguiu jogar o ônibus para a direita porque estava na pista rápida e que teria batido na faixa mediana e causado um acidente grave. Ao invés disso, ele conduziu o ônibus para a esquerda e acionou o freio de emergência.
Uma câmera dentro do ônibus mostra Yamamoto tentando virar para a esquerda no momento da colisão. Segundo a polícia, o ônibus parou após percorrer 300 metros.
Yamamoto é motorista de ônibus há 48 anos. Sua esposa, que é guia turística, estava sentada ao lado dele no momento da colisão.
Ele disse que ficou feliz em poder lidar com a situação calmamente após ter recuperado a consciência no hospital e que estava aliviado em ouvir que todos os passageiros sobreviveram.
Vídeo do momento do carro atingindo o ônibus (ANN)
https://www.youtube.com/watch?v=0Qy9xixdAZM
Fonte: NHK Imagens: NHK