A Daihatsu Motors disse que planeja lançar carros compactos no Brasil, visto que a empresa mãe Toyota Corp busca que sua subsidiária de miniveículos (kei jidosha) ajude na expansão nos mercados emergentes e na produção de veículos de baixo custo e de qualidade.
A Toyota, a segunda maior montadora do mundo, quer aplicar o conhecimento de sua parceira menor em veículos compactos e acessíveis aos seus próprios modelos de carros de passageiros, enquanto a empresa luta com custos mais altos e feroz competição global para produzir cada vez mais automóveis sofisticados.
“Há um mercado para carros compactos em mercados como o Brasil”, disse o presidente da Daihatsu, Soichiro Okudaira.
“A Toyota vende modelos similares em toda a Ásia e América do Sul, e o Brasil vem sendo um importante mercado para modelos como o Corolla, embora eles estejam em uma classe ligeiramente maior”.
Okudaira, engenheiro chefe das últimas duas gerações da série Corolla, foi enviado da Toyota no início de junho para liderar a Daihatsu. Ele não quis dar mais detalhes sobre quando ou em que capacidade a montadora expandiria no Brasil.
A Toyota tem uma participação de mercado de cerca de 9% no Brasil, onde ela vende o subcompacto Etios e os modelos sedan Corolla e Camry, juntamente com SUVs e caminhões.
O Brasil, um dos 10 maiores mercados globais para carros, pode ser um mercado forte para expansão, visto que uma profunda recessão e incerteza política enfraqueceram as vendas de veículos nos últimos anos. O país registrou um total de vendas de cerca de 2 milhões em 2016, diminuindo drasticamente dos 3.5 milhões em 2010.
A Daihatsu é a maior fabricante de miniveículos do Japão, que têm motores não maiores que 660cc fabricados especificamente para o mercado doméstico como uma alternativa de baixo custo aos carros de passageiros. A Toyota já engajou a Daihatsu para ajudar a desenvolver carros compactos para mercados emergentes incluindo a Índia.
Fonte: Japan Today/Reuters Imagem: Daihatsu