Antes de viajar para o desejado destino, que tal conferir porque esses 10 países entraram na lista dos mais perigosos e as dicas de turistas ao redor do mundo?
A Forbes Japan trouxe uma matéria sobre esses 10 países considerados mais perigosos para os turistas estrangeiros, especialmente para as mulheres que gostam de viajar sozinhas.
A lista foi elaborada com base em depoimentos das turistas do sexo feminino, dos turistas em geral, da informações do Departamento de Estado dos EUA e ranking do site de viagens trip.com.
A matéria avisa que não tem a finalidade de fazer o leitor evitar os países listados, mas sim para que fique atento para curtir a sonhada viagem de férias.
10 países mais perigosos para turistas
A classificação segue a ordem decrescente de perigo. Confira.
- Egito: foi considerado o mais perigoso de todos. Um dos motivos é a atuação do Estado Islâmico (IS) e de outros grupos terroristas, os quais têm realizado ataques em locais públicos, turísticos, transportes públicos, órgãos governamentais, etc. Os homens egípcios, principalmente os dos mercados, são considerados de atitudes agressivas. Todo cuidado é pouco. Já as mulheres devem tomar cuidado com sua aparência, para atender aos costumes locais. Devem escolher roupas para não chamar a atenção, como cobrir os ombros e braços, joelhos e até o tornozelo, evitando vestes que não marquem o corpo. As recomendações chegam até aos cabelos: melhor mantê-los escondidos.
- Marrocos: outro país com risco de atentados terroristas. São insistentes com os turistas, empurram produtos, tem batedores de carteiras, furtos e roubos. Portanto, requer cautela com a bolsa, não expor objetos de valor aos olhos públicos e tomar muito cuidado para andar nas ruas. Recomenda-se vestir sem mostrar o corpo, pois quanto mais se mostra, mais se expõe.
- Jamaica: Kingston e Montego Bay são locais especialmente violentos, com alto índice de criminalidade. Os resorts famosos são seguros, mas andar pela periferia é arriscado. Porém, em um ano foram registradas dezenas de violências sexuais contra turistas americanas, atos de funcionários dos resorts. Cuidado para manter a bolsa bem fechada e evitar expor demais o corpo. Há uma tendência à homofobia, por isso, os casais homossexuais precisam agir com cautela.
- Índia: outro país com alto índice de ataques terroristas. No quesito segurança, há diferenças grandes dependendo da região. Locais como Kerala, Rishikesh, Gujarat, Punjab e Calcutá, destinos preferidos de pessoas que querem aprender ioga, são relativamente seguros. Recomenda-se não andar fora sozinho a noite. Mesmo acompanhada há risco de se tornarem vítimas de agressão sexual, o que é um problema sério no país. Há relatos de muitas mulheres turistas que adquirem as mesmas roupas que as indianas locais, para não ficarem expostas. A recomendação é sair cedo do hotel e voltar antes do anoitecer. Para as mulheres a recomendação é sempre comprar passagem de trem nos vagões de luxo. Em Delhi, procurar usar vagões específicos para as mulheres. No hotel recomenda-se levar um protetor de porta pequeno para travar a porta. Em caso de ter o quarto invadido, a recomendação é sair gritando para pedir ajuda. É recomendável conhecer o caminho de fuga no hotel.
- Peru: há relatos de crimes que ocorrem com frequência. São eles: furto, roubo (armado), fraude de cartão de crédito, sequestro de turista, etc. Convém tomar cuidado. Os demais países da lista estão sem comentários na matéria, somente citados.
- Bahamas
- Colômbia
- Equador
- Turquia
- Guatemala
Dicas valiosas de turistas para turistas
Os turistas do site trip.com dão dicas que servem para todos os destinos, para que faça uma viagem tranquila e segura.
- Confie na sua intuição: seja no táxi ou no bar, por exemplo, se sentir que o ambiente tem algo, deixe o local imediatamente. As mulheres costumam ser mais cerimoniosas, pensando na educação e têm mais dificuldade para saírem. É melhor parecer rude ou tola do que ser envolvida em apuros
- Conte com a ajuda das mulheres locais: no caso da turista, em caso de apuros, é melhor contar com a ajuda das mulheres do que os homens.
- Saber das autoridades locais antecipadamente: como há casos de polícia corrupta, antes de viajar convém saber onde ficam as autoridades do seu país, como o consulado ou a embaixada no local.
- Proteja-se: o turista ou a turista deve se proteger, seja levando um door stopper (calçador de porta), por exemplo, entre outras medidas. Saiba para quem pedir ajuda em caso de necessidade. Inscreva-se em um plano de seguro antes de viajar.
- Conservador nas atitudes: se o país é conservador o turista também deve agir assim. A viagem valerá a pena se passar o tempo sem chamar a atenção dos locais.
- Sempre vigilante em qualquer lugar: afinal não existe lugar 100% perigoso ou 100% seguro. É importante saber até qual extensão de risco consegue correr.
Fonte: Forbes Fotos: Flickr/Pixabay