Quando há anúncio de forte tufão, com tempestades de chuva e rajadas de vento, as quais podem causar desastres naturais e acidentes, a prevenção é palavra de ordem. Aqui vão dicas de cuidados para se proteger.
Observar o que pode ser recolhido na varanda, guardar as bicicletas e fazer compras antecipadamente, são ações úteis. Mas, as recomendações vão além disso. Começam com a prevenção até o que fazer caso seja direcionado para o abrigo.
Dentro de casa
A sugestão dos especialistas é conferir se tem pilhas para as lanternas e deixá-las preparadas, fósforo/isqueiro para velas, rádio, caixa de primeiros socorros, toalhas, uma muda de roupa, bateria do smartphone carregada ou ter bateria extra, deixar estoque de água e alimentos para 1 ou 2 dias.
Combinar entre os familiares qual é o ponto de encontro, caso estejam todos fora. Para quem reside próximo a rios e encostas de alguma montanha pode correr risco de deslizamento ou enchente. É importante ter em mãos o mapa das áreas de risco do bairro ou da cidade, chamado de ハザードマップ, lê-se hazaado mappu.
A informação precisa ser compartilhada com todos da família: saber onde podem se abrigar, no caso de ordem de evacuação.
Acompanhar o noticiário, pelo rádio a pilha caso esteja sem energia elétrica. Se tiver, acompanhe através da tevê ou internet para manter-se informado.
Ter bom relacionamento com a vizinhança sempre é bom, especialmente nos casos de emergência. Um ajuda o outro.
Preparativos fora de casa
A prevenção ajuda a evitar danos materiais e humanos. Por isso, antes do tufão chegar, é conveniente tomar algumas providências:
- Colocar apoio para a árvore do jardim e reforçar a cerca
- Arrumar as coisas ao redor da casa que provavelmente poderiam ser levadas pelo vento forte, danificar outras coisas pelo choque, etc. O ideal é recolher varais, vasos, bicicletas, brinquedos, mobília de jardim, etc.
- Reforçar janelas e portas contra a tempestade
- Colar fitas adesivas nas portas de vidro e nas janelas ajuda a prevenir acidentes. Além disso, manter as cortinas fechadas, pois elas ajudarão a proteger caso o vidro da janela se quebre
Outros preparativos
- Para evitar curto-circuito e choque elétrico, retire todos os eletroeletrônicos das tomadas
- Se mora em casa térrea ou no primeiro piso do prédio de apartamentos, em local baixo, convém elevar o nível dos eletroeletrônicos e móveis para evitar prejuízos caso haja inundação
- Deixar a banheira (ofurô) cheia, caso tenha problema no fornecimento de água. Essa água pode ajudar no toalete, por exemplo
- Não saia de casa quando o tufão estiver passando, a não ser para atender instrução de evacuação
- Não saia para ver como está o mar, o rio próximo ou algo parecido
- Se precisar sair para o abrigo, lembre-se de desligar o gás e a chave de luz
Fonte: Tenki Imagens: Tenki e Okinawa Times