O Ministério do Meio Ambiente planeja compilar diretrizes para os municípios, a partir do ano fiscal de 2018, a fim de lidar com o problema de pessoas que mantêm mais animais de estimação do que elas podem cuidar.
Alguns donos deixam seus animais, a maioria gatos ou cães, procriarem sem controle apesar da impossibilidade de tratar deles adequadamente. O problema é exacerbado quando os animais de estimação não são esterilizados, segundo o ministério.
A diretriz poderá enfatizar como funcionários municipais responsáveis pela proteção animal devem trabalhar com aqueles das divisões de bem-estar das pessoas, segundo fontes do ministério.
O ministério visa estabelecer um painel para estudar a questão e incluiu custos relacionados em seu pedido de orçamento para o ano fiscal de 2018, que tem início em abril, de acordo com as fontes.
A criação de animais em condições difíceis e desordenadas, e o abate de tais animais, são grandes preocupações em várias partes do país.
Em vários casos, autoridades locais responsáveis por proteção animal não podem melhorar a situação ao simplesmente enviar recomendações aos donos de animais de estimação, segundo fontes.
Fonte: Japan Times, Jiji Imagem: Wikimedia