O alto diplomata da Coreia do Norte comparou o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, nas Nações Unidas ao do “som de um cão latindo”.
Falando na Assembleia Geral das Nações Unidas na quarta-feira (20), Trump disse que “destruiria totalmente” a Coreia do Norte se ela representar uma ameaça aos EUA ou seus aliados.
Os comentários do ministro norte-coreano de relações exteriores, Ri Yong-ho foram a primeira resposta oficial ao discurso.
O Norte continuou a desenvolver seus programas nuclear e de armas, em provocação a uma proibição das Nações Unidas. Ri disse aos repórteres perto da sede nas Nações Unidas em Nova York: “Há um ditado o qual diz que mesmo se o cão latir, a parada continua”.
“Se [Trump] estava pensando em nos surpreender com o som de um cão latindo então ele está evidentemente sonhando”.
Falando sobre o líder norte-coreano Kim Jong-un, Trump disse às Nações Unidas que “o rocket man (homem foguete) está em uma missão suicida para ele mesmo e seu regime.
Quando questionado sobre o que ele pensava sobre Trump ter chamado Kim de “homem foguete”, Ri respondeu: “Lamento pelos assessores dele”. Ri fará um discurso às Nações Unidas nesta sexta-feira.
Especialistas dizem que a Coreia do Norte fez um progresso surpreendentemente rápido de mísseis balísticos de longo alcance e programa nuclear.
No dia 3 de setembro, o Norte anunciou que havia conduzido seu sexto e maior teste nuclear.
Dias depois, as Nações Unidas passaram um nova rodada de sanções contra o país limitando importações de petróleo e proibindo as exportações de têxteis, em uma tentativa de deixar o Norte sem combustível e fundos para seus programas de armas.
Fonte: BBC Imagem: Bank Image