O que o Japão chama de ‘pesquisa’ é criticada por outros países como uma cobertura para o comércio, já que a carne das baleias é vendida depois (imagem ilustrativa)
Na terça-feira (26), o Japão completou sua “pesquisa sobre baleias” em águas ao largo da costa no noroeste do Pacífico para o ano fiscal de 2017, capturando um total de 177 mamíferos marinhos como planejado, informou a Agência Pesqueira.
Publicidade
Durante a missão, que teve início em 14 de junho, a frota capturou 43 baleias-anãs e 134 baleias-sei para coletar dados sobre conteúdos do estômago, entre outras coisas, informou a agência. Ela vai analisar os dados e reportar suas descobertas à Comissão Baleeira Internacional (CBI).
Além disso, 407 baleias-sei e 61 baleias-anãs foram avistadas na pesquisa observacional, segundo a agência.
O que o Japão chama de pesquisa baleeira vem sendo criticada por outros países, com alguns dizendo que isso é uma cobertura para o comércio, visto que a carne dos mamíferos marítimos é vendida posteriormente.
Em maio, a Agência Pesqueira apresentou à CBI um plano para capturar um total de 304 baleias por ano ao longo da costa e em águas ao largo da costa do Pacífico noroeste entre os anos fiscais de 2017 e 2028.
Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: Bank Image