As forças de defesa japonesa conduzirão o treinamento com o sistema de interceptação na terça-feira (31) em Hokkaido após vários testes de mísseis norte-coreanos no espaço aéreo da ilha ao extremo norte do Japão.
A Força Aérea de Autodefesa realizará o exercício na sub-base de Erimo, no norte da ilha, e envolverá o sistema interceptor superfície-ar PAC-3 (Patriot Advanced Capability- 3), que pode ser implantado rapidamente através de veículos de lançamento móveis.
Há 34 unidades PAC-3 no Japão. Elas representam a segunda linha de defesa contra um míssil próximo no caso de um escudo antimíssil Aegis com base no mar, mantido pela Força Marítima de Autodefesa, falhar para interceptar o alvo. O PAC-3 tem um alcance lateral de até 40 quilômetros.
Em agosto, a Coreia do Norte lançou um míssil de médio alcance suspeito que sobrevoou o Cabo de Erimo, em Hokkaido, e eventualmente viajou 2.700 quilômetros. O regime, então, disparou um míssil em setembro que seguiu a mesma trajetória e viajou 3.700 quilômetros.
“Com base nos recorrentes disparos de míssil balístico na direção de Hokkaido, visamos melhorar nossas táticas e habilidades militares”, disse o Ministro da Defesa Itsunori Onodera.
Fonte e imagem: Nikkei