Segundo o jornal local – Jomo News – a província de Gunma está vivendo um novo momento. O de recrutamento e contratação de trabalhadores vietnamitas altamente qualificados.
Além dos estagiários técnicos que aprendem enquanto trabalham tanto nas indústrias quanto na agricultura, vêm contratando os de elite, formados nas universidades locais.
A necessidade de pessoal altamente qualificado vem sendo preenchida pelos vietnamitas, cuja população vem aumentando rapidamente na província.
Dentro da província há um número cada vez maior de empresas que se instalam no Vietnã, onde o crescimento econômico continua. Para isso, precisam se assegurar de recursos humanos qualificados, para que possam ser treinados e aproveitados no país de origem.
O governo da província assinou um memorando com o governo vietnamita em fevereiro deste ano, para fortalecer o intercâmbio econômico. Além dos estagiários técnicos, vem aumentando a contratação dos vietnamitas formados nas faculdades locais.
O Instituto de Pesquisa Econômica de Gunma explica “é difícil garantir pessoal talentoso devido à falta de mão de obra. Deverá haver aumento de contratação dos formandos vietnamitas como de outros países”.
Trabalhadores vietnamitas
Pelo terceiro ano consecutivo, o número de residentes vietnamitas aumentou. Em 31 de dezembro do ano passado foram registradas 5.464 pessoas de nacionalidade vietnamita. Esse número mostra que a comunidade cresceu 3 vezes em relação à estatística de 5 anos atrás. Assim, o número de trabalhadores também acompanhou o crescimento.
De acordo com dados da Agência dos Trabalhadores da Província de Gunma, em 31 de outubro os números dos trabalhadores por país era:
- 6.100 brasileiros
- 4.142 chineses
- 3.419 filipinos
- 3.410 vietnamitas, quase o dobro em um ano
Dos 3.410 vietnamitas, a grande maioria é composta de estagiários técnicos, com 1.789 trabalhadores. E o número de estudantes universitários contratados foi de 525 pessoas.
A agência analisa que a contratação de pessoas altamente qualificadas do Vietnã tem um objetivo. Treiná-las nas matrizes em Gunma para depois serem transferidas para seu país de origem, a fim de alocá-las como líderes.
Fonte e foto: Jomo News