A tecnologia está sendo desenvolvida pela Sharp e a NTT Data como uma função adicional a um robô humanoide lançado no ano passado (NHK/reprodução)
Uma tecnologia com base em robô foi revelada no Japão para promover comunicação com deficientes auditivos, divulgou a NHK.
Publicidade
A tecnologia está sendo desenvolvida por duas empresas japonesas – a Sharp e a NTT Data – como uma função adicional a um robô humanoide que a Sharp lançou no ano passado.
Palavras em língua de sinais são exibidas na frente da câmera na testa do robô e sua inteligência artificial analisa e as compreende vocalmente. Quando uma pessoa fala com ele, o robô traduz as palavras para exibição na tela localizada em suas costas.
Essas funções ajudam pessoas que não conseguem usar a linguagem de sinais facilmente para se comunicar com os deficientes auditivos.
A Sharp e a NTT Data visam melhorar futuramente a tecnologia a partir do estágio atual de interpretação de palavras para tradução em sentença. Elas planejam colocá-la em uso até 2020, quando Tóquio sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas em 2020.
Kazumasa Taninaka da NTT Data espera que a tecnologia seja usada em várias aplicações públicas.
Fonte e imagem: NHK