Essas pirâmides de vidro são lar para o Museu de Areia Nima (Nima Sand Museum). Esse local é conhecido por sua grande coleção de ampulhetas.
O museu foi aberto para o público em 3 de março de 1991 com a intenção de destacar a propriedade peculiar da areia Kotogahama, encontrada na praia próxima de mesmo nome, considerada uma atração turística ideal.
Dizem que a areia “canta” quando as pessoas caminham sobre ela. O museu destaca uma coleção de trabalhos de arte que utilizam as areias acústicas.
A maior das seis pirâmides abriga outro item curioso, a maior ampulheta do mundo, que entrou para o Guinness Book em 2015.
Esse massivo relógio de areia funcional leva exatamente um ano para que a areia no globo superior esvazie para o inferior. Todo 31 de dezembro a ampulheta é cuidadosamente tombada à meia-noite para ajudar a celebrar e marcar o Ano Novo.
A pirâmide que abriga a ampulheta tem 21 metros de altura, descansando sobre uma base cujos quatro lados tem 17 metros de extensão cada um. A ampulheta por si só mede 5 metros de altura e 1 metro de diâmetro, preenchida com 1 tonelada de areia cantante para fluir continuamente através de um bocal de 0,85 milímetros em diâmetro.
O arquiteto para o museu foi Shin Takamatsu, nascido em Nima, e dizem que ele projetou a pirâmide mais alta para ser visível do local da sepultura de sua mãe. O interior da pirâmide é tão interessante quanto seu conteúdo, atraentes vigas de aço cruzando a ampulheta contida dentro de uma engenhoca circular.
No local também há várias atividades como workshops e trabalhos, além de loja de lembrancinhas. Logo na entrada, ao comprar o ingresso, o visitante ganha um cartão adesivo que depois poderá adorná-lo com areia colorida em uma sala especial.
Visitantes estrangeiros, sejam turistas ou residentes no Japão e mediante apresentação de zaryu card ou passaporte, recebem desconto no ingresso.
Confira mais imagens:
Nima Sand Museum (仁摩サンドミュージアム)
- Local: Oda, província de Shimane
- Horário: das 9h às 16h30
- Site para informações: sandmuseum (em japonês)
- Estacionamento gratuito
Veja a localização do museu no mapa abaixo ou toque aqui para abri-lo:
Imagens: Portal Mie