Quinta-feira (30) foi uma data especial para a governadora e para o embaixador do Brasil no Japão. Ela recebeu a mais alta condecoração atribuída aos cidadãos estrangeiros. Trata-se da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Vestida de quimono, Yuriko Koike, a governadora de Tóquio, compareceu na residência do embaixador André Corrêa do Lago, na capital. A governadora recebeu a condecoração pelo mérito na divulgação da cultura brasileira no Japão, quando de sua estada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, realizados no Rio de Janeiro.
“Gostaria de continuar a promover o intercâmbio e a amizade entre o Brasil e o Japão através da diplomacia”, disse a governadora em agradecimento.
Igualmente vestida com o traje típico japonês, como foi no Rio de Janeiro, Yuriko Koike disse “o Brasil e eu, toda vez que me visto de quimono chove, mas hoje são as lágrimas de gratidão que derramam”.
O que é a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Segundo o Itamaraty em relação à Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, “sua concessão dá-se por decreto presidencial, configurando-se em ato de relações exteriores. É a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros”.
“A insígnia da Ordem é uma estrela de cinco braços esmaltados de branco e orlados de prata dourada, assentada sobre uma coroa e encimada por uma grinalda, ambas feitas de folhas de fumo e café, tendo, no centro, em campo azul celeste, a constelação do Cruzeiro do Sul, esmaltada de branco e, na circunferência, em círculo azul ferrete, a legenda ‘Benemerentium Premium’, em ouro polido. No reverso a efígie da República, em ouro com a legenda “República Federativa do Brasil”, explica.
Fontes: Sankei e Min. das Relações Exteriores Foto: Sankei