Lawson anunciou que irá iniciar operação de lojas sem o funcionário do caixa, na madrugada, como plano do modelo de lojas de conveniência de segunda geração.
O anúncio e a demonstração prática foram feitos na segunda-feira (4). A rede Lawson pretende implantar o novo sistema em algumas lojas da área metropolitana, na capital japonesa. O início deverá ser na primavera do ano que vem, sem funcionário no caixa, no período da meia-noite até as 5h.
Com a falta de mão de obra no setor, há que buscar inovação. Ela desenvolveu um app que faz a leitura do código de barra dos produtos que o cliente coloca na cesta de compras. Depois basta passar o smartphone em um notebook no balcão para finalizar a compra. Depois de confirmado o pagamento o cliente visualiza o recibo na tela do seu smartphone.
Para controle desse tipo de operação, um dispositivo na entrada e saída da loja detecta se o cliente tem o app instalado.
A operação de teste vai ser iniciada nas lojas já existentes. Isso não significa que a loja não terá funcionário. Liberando-o do caixa ele poderá fazer as atividades de reposição de mercadorias para atender o expediente da manhã. Esse modelo será prático também para os consumidores com pressa e que não querem carregar dinheiro na carteira.
Para conferir como funciona, assista ao vídeo da matéria, em japonês.
Fontes: ANN e Sankei Biz
Fotos: ANN