Toyokawa é uma das maiores produtoras de ciclame em vaso do Japão (CBC TV)
São centenas de espécies de ciclame, flor que tem cores e formas variadas. Em japonês recebeu o nome de シクラメン (pronuncia-se shikuramen). A maior produtora é a cidade de Toyokawa (Aichi).
Publicidade
Os produtores já iniciaram o trabalho de expedição para atender as floriculturas, nesta terça-feira (5). São vendidas para presentes de Natal e Ano Novo.
A produção deste ano deverá ser de 450 mil vasos, de 35 tipos diferentes, com destino certo: regiões de Kanto, Tokai e Kansai.
Essa flor tem folhas em tom verde escuro, com caules e pétalas delicadas. Ela costuma ser oferecida de presente no final do ano. Se souber cuidar, poderá alegrar a casa quase que o ano todo.
Ciclame e os cuidados
Essa planta não gosta nem de excesso nem de falta de água. O ideal é regar o vaso em dias alternados, sem molhar diretamente o bulbo. Também não gosta de sol em excesso. Por isso, o ideal é fazê-la tomar o sol indireto da manhã ou do final da tarde, através da janela, por exemplo.
Assim que uma folha ou flor morrer, remova-a, pois isso pode causar doença na planta.
Ciclames gostam mais do frio do que do calor. A temperatura ideal para ela é na casa dos 25ºC. Ela não gosta de ventos. Por isso, jamais coloque o vaso sob o ar condicionado ou na área externa onde tome vento. Se isso acontecer, pode murchar.
Para reavivar o ciclame, basta embrulhar o vaso com papel jornal, cobrindo a área da planta e passar um barbante (sem força) para segurar os caules. Depois que o ciclame voltar ao normal, remova o jornal.
Cuidando bem do vaso, o ciclame pode enfeitar a casa também na primavera.
Fontes: CBC TV e Komeri
Fotos: CBC TV