As três maiores empresas do setor de entrega de encomendas estão trabalhando para atender a demanda gigante em dezembro. O aumento do volume de encomendas é de 150%. Com isso surge o problema da reentrega quando o destinatário não se encontra no endereço e no horário combinado. Também dos atrasos no pico das entregas.
A gigante de vendas online, Amazon, encerrou os pedidos do Cyber Monday na segunda-feira (11). A cada segundo entravam pedidos de tablets e produtos do dia a dia. Deixar somente a cargo da Yamato não seria suficiente, por isso, os Correios entraram para atender a demanda.
Aumento das tarifas
As três maiores empresas de logísticas desse setor são Yamato, Sagawa e Correios. As tarifas para a pessoa física foram aumentadas pelas duas primeiras. A Yamato estabeleceu nova tabela a partir de 1.º de outubro, depois de 27 anos, enquanto a Sagawa em 21 de novembro, após 13 anos. Os Correios querem manter o preço das tarifas até final de fevereiro. A troca da tabela deverá ocorrer em 1.º de março do ano que vem.
Yamato é a que tem a maior fatia do mercado, com 47%. Seguida pela Sagawa, com 31% e Correios com 16%, o restante fica entre as menores do segmento.
Encomendas em dezembro
As pessoas físicas têm recorrido aos Correios, usando o serviço YuPack por causa da tarifa. No entanto, apesar de ter anunciado que conseguiu garantir mão de obra suficiente, a realidade é que a demanda é alta, causando atrasos.
Os picos das entregas são nos períodos entre 22 e 24 e 30 e 31 deste mês, por causa do Natal e ano novo. Por isso, a recomendação para quem quer fazer algum envio, que o faça o quanto antes. Assim evitará o risco da encomenda não chegar no dia previsto.
Fontes: Sankei e Nikkei Foto: Wikimedia