PMA Riders é uma equipe médica que usa motocicleta para chegar nos locais de desastre a fim de socorrer as vítimas (SBS TV)
Quando ocorre um desastre em larga escala, como o terremoto, um dos problemas são as vias de acesso bloqueadas. Os escombros e a lama cobrem as estradas dificultando o acesso usando veículos de 4 rodas. Para resolver o problema, vem chamando à atenção das autoridades uma iniciativa chamada PMA Riders.
Publicidade
É uma equipe de resgate das vítimas, composta de médicos e enfermeiros, que pode chegar aos locais afetados pelo desastre natural, usando motocicleta off road.
Quem teve a ideia e criou a equipe foi o médico-cirurgião Ichiro Nakayama, 55 anos. Ele trabalha no Shimada Shimin Byoin, hospital público municipal, na província de Shizuoka. Sua área de atuação é ortopedia e articulações.
Iniciativa do médico Ichiro Nakayama, do hospital público de Shimada (SBS TV)
Ele tem como hobby o motocross e é detentor de vários títulos, ao longo dos 40 anos de prática desse esporte.
Motoqueiros chegam mais rápido
A ideia de criar a equipe PMA Riders foi na sua atuação como médico em Sendai, depois do terremoto e tsunami de 2011. Em abril daquele ano ele foi para lá e pôde ver asfaltos destruídos, diferenças de nível e entulhos cobrindo as vias. Por essas estradas a ambulância não consegue chegar. Foi quando lembrou-se da motocicleta. Como a moto off road proporciona ultrapassar vários obstáculos, acredita que ela pode ser de grande ajuda para os profissionais da saúde poderem chegar o quanto antes para o alívio das pessoas feridas.
O único desafio dos médicos e enfermeiros motoqueiros é o transporte da pessoa ferida. “Isso só pode ser feito com a ambulância. Mas, o pronto socorro ao ferido, no local, podemos fazer. Isso faz diferença”, explica o médico.
Atualmente, ele tem 33 na sua equipe e todos treinam correr de moto. “Temos como missão ajudar as pessoas que precisam, na emergência”, diz Nakayama.
Mais uma tarefa do médico é convencer as autoridades do país para que possam atuar em cooperação e estender essa experiência em todo Japão.
Já são 33 da equipe médica da PMA Riders, que treina sob a liderança do médico motoqueiro, à esq. (SBS TV)
Fonte e fotos: SBS TV