As exportações do Japão aumentaram 16% no mês novembro em comparação ao ano anterior, conduzidas por demandas robustas do exterior para carros e equipamentos de fabricação que estão ajudando a sustentar a expansão econômica mais longa em mais de 15 anos.
Dados de alfândega divulgados na segunda-feira (18) mostraram o superávit comercial para a terceira maior economia do mundo deslizando 23% em comparação ao anterior, para 113,4 bilhões de ienes ($1 bilhão), no entanto, enquanto as importações aumentaram 17% graças a um aumento na compra de petróleo bruto e gás natural.
As exportações totalizaram 6,92 trilhões de ienes, enquanto as importações chegaram a 6,81 trilhões de ienes, de acordo com dados preliminares.
Uma retomada na exportação da fabricação está ajudando a sustentar a recuperação do Japão, com o crescimento mais forte no envio de veículos, equipamento de geração de energia, computadores, peças para computadores e maquinário para semicondutores.
As exportações para a China aumentaram 25%, ajudando a conduzir um aumento de 20% em exportações para toda a Ásia. Os envios aos Estados Unidos tiveram aumento de 13%, enquanto as exportações para a Europa Ocidental aumentaram 17%, levadas por um crescimento de 27% em exportações para a Alemanha.
A economia japonesa expandiu a um ritmo anual de 2,5% entre julho a setembro, o sétimo trimestre consecutivo de crescimento e o período mais longo de expansão desde 2001.
Fonte: Asahi Imagem: Bank Image